PUBLICIDADE
Projeto terra do nunca recolhe doações de brinquedos para ação do dia das crianças
11/10/2020 08:46 em Cultura

176 crianças de até 12 anos residentes da Vila Itália serão beneficiadas

O Projeto terra do Nunca - estreante na cidade - é um grupo voltado à ações sociais direcionadas às crianças em situação de vulnerabilidade de São José do Rio Preto- Sp, sem fins lucrativos. O nome foi escolhido por remeter à infância, fazendo referência ao lugar onde vivia Peter Pan, personagem de animação que possui como característica essencial nunca envelhecer e viver para sempre enquanto criança na Terra do Nunca, mantendo os sonhos e todo o universo dos pequenos sempre vivo.

A ideia do projeto surgiu em plena Quarentena, ocasionada pela pandemia do Coronavírus: “Durante o lockdown, eu vi algumas matérias sobre crianças carentes e vi como, apesar de tudo, estando complicado pra mim, eu ainda podia ter certas "regalias" então decidi fazer algo por essas crianças” relata o idealizador Reni Sousa.

O projeto foi colocado em prática no fim de agosto quando Reni, que trabalha em uma loja de departamento de papelaria, atendeu uma cliente que estava comprando materiais escolares destinados um projeto para as crianças da Vila Itália. “Peguei algumas informações juntei meus melhores amigos e fizemos acontecer”, relata ainda o idealizador.

“Quando o Renielk veio comentar sobre o Terra do Nunca, uma alegria estrondosa tomou conta de mim. Começamos a escrever o texto a primeira publicação do projeto com muita emoção e esperança. Eu amo crianças, já fiz doações, e só de fazer doações já foi gratificante, agora estar em um projeto, poder ajudar é prazeroso, sinto-me realizada. As pessoas se sensibilizaram e estão doando e dando ideias, como é algo novo, uma ideia boa, próspera e amável é sempre bem-vinda! Espero, de coração, que o Terra do Nunca eternize-se. É um bem tão grande ver que o sorriso de uma criança surgiu porque você fez ela se sentir feliz, amada e lembrada. Eu não poderia estar mais feliz.” afirma Mirella Santos Vetori, amiga de Reni e voluntária do projeto.

Terra do Nunca é um projeto que surgiu para  arrecadar doações de brinquedos que serão entregues na Vila Itália no dia 12 de outubro (Dia das Crianças). Estão sendo arrecadados brinquedos novos ou usados, que estejam em bom estado de conservação, para crianças de 0 a 12 anos. As doações serão recebidas até o dia 09 de outubro nos seguintes pontos da cidade:

Kalunga (Shopping Iguatemi)- das 12h às 20h, de segunda-feira a sábado. Falar com Reni.

Tflow (Shopping Iguatemi)- das 12h às 20h de segunda-feira a sábado. Falar com Marina.

Usaflex (Rio Preto Shopping Center)- das 12h às 20h de segunda-feira a sábado. Falar com Thaynan.

Rio Preto Ink (Av. Francisco das Chagas Oliveira, 407) das 10h às 18h de segunda-feira à sexta-feira e das 10h às 16h aos Sábados. Falar com Maria.

“O objetivo principal do projeto é levar alegria para as crianças começando pelas da Vila Itália: São 176 crianças, de até 12 anos, que no dia 12 de outubro serão presenteadas com brinquedos doados. Temos a lista que contém o nome de cada criança, a idade, e vamos atrás das doações para não faltar para ninguém.” Mirella completa.

No dia da entrega, Reni irá entregar os brinquedos junto a um voluntário, para que não haja aglomeração por conta da pandemia. Além disso, irão fotografar o momento para que todos que doaram vejam que o projeto surgiu para levar alegria e mostrar que as doações chegaram ao seu destino

Benvindo, integrante do Movimento Luta Popular, ação que coordena favelas presentes em quase todos os estados brasileiros e coordenador da ocupação Vila Itália explicar sua atuação dentro da comunidade: “a nossa função dentro da favela é conscientizar a população e construir, fazer dela um bairro com a nossa  própria auto organização. Quando a gente lança nossos editais de campanha, acaba se tornando algo nacional, então aparecem várias Ongs, várias entidades filantrópicas e vários sócios beneméritos, assim como o Reni, e nos ajuda nessas campanhas. [essas ações] ...angariam fundos para tentar ajudar a gente a construir a nossa infraestrutura, que no caso é a urbanização: como asfalto, água, luz e a rede de esgoto. No caso dele, entrou na nossa campanha relacionada às nossas crianças.

O projeto anterior que inspirou Reni a colocar o Projeto Terra do Nunca em ação foi o “Favela Vila Itália” que, desde a descoberta de que duas professoras estavam voluntariamente dando aulas para as crianças na favela, com a ajuda de doações em dinheiro, conseguiu arrecadar o valor necessário para comprar e distribuir 80 kits de materiais escolares para as crianças do ensino fundamental, 4 kits de materiais escolares para ensino médio e 1 kit para as professoras contendo alguns materiais para auxílio nas aulas de reforço.

Cada kit foi pensado nas necessidades de cada faixa etária. Os kits do ensino fundamental continham: tesoura, cola branca, caixa de lápis de cor, régua, um apontador, caixa de canetas hidrográficas, caixa de guache, dois cadernos, pincel, borracha e lápis grafite. Já os kits do Ensino Médio possuíam: lápis grafite, régua, cola, apontador, tesoura, lápis de cor,  caderno de desenho, borracha, caderno capa dura de uma matéria, estojo, caneta azul, preta e vermelha, corretivo e um Caderno 10 matérias.

“Em se tratar de criança prezamos manter um padrão de materiais. Pois a comunidade até recebe materiais avulsos, porém não resolvia o problema da falta de material, já que só se usa ali no momento da aula e não se pode levar para casa. Nosso intuito é as crianças levassem esses “kits padrão” para suas casas e não precisarem mais pedir emprestado. Tendo seu próprio kit, poderiam fazer suas atividades em casa com ferramentas básicas para o estudo, sendo também uma maneira de medida de segurança e saúde nesta pandemia” Explica Cristina Fernanda Nunes Augusto, estudante de pedagogia que coordenou o projeto junto com os amigos Daiane, Vinicius, Leandro e Renan.

Quando perguntada sobre o dia da entrega para ela e os voluntários, Cristina contou: “Foi um dia gratificante e muito marcante para todos do grupo, pois acreditamos que a educação é o que pode transformar as pessoas e pode conseguir mudar a realidade deles, conforme já dizia Paulo Freire, e nos inspiramos nisso”.

Fabio está no Terceiro ano do Ensino Médio e assistia às aulas remotas pelo celular até que ele se quebrasse e dificultasse ainda mais o aprendizado a distância “ Não está sendo nada gratificante. Não consigo aprender e entender absolutamente nada. Esse ano foi um desperdício, mas ainda dá tempo de aprender” Relata o aluno, que tem sofrido com a falta das aulas presenciais.

“Eu vi que a entrega do kit escolar ajudou muito meu filho nas aulas online e que apesar de não adquirir muito conhecimento por não estar acostumado com esse tipo de aprendizado [E.A.D], a gente tenta fazer o possível para concluir atividades e vai ser muito mais fácil com o kit escolar. O projeto de entrega de kits escolares tem ajudado alguns moradores da comunidade, obrigado por essa ação”  afirma Dona Julia Barros Silva, moradora da Vila Italia e mãe de Fabio, estudante do Ensino Médio e mais duas meninas, alunas do fundamental, que receberam o Kit escolar.

por Júlia de Britto
Imagem: Boqnews

 

 

COMENTÁRIOS