Segundo a Nasa, esse é o primeiro voo em órbita de astronautas norte-americanos, onde tudo foi realizado no país, desde o final do ônibus espacial, em 2011.
A Nasa, juntamente com a empresa privada SpaceX, do empresário Elon Musk, fizeram no último sábado, 30, o lançamento da nave Crew Dragon. De acordo com a Nasa, esse é o primeiro voo em órbita de astronautas norte-americanos em foguetes americanos e no próprio país, desde o final do ônibus espacial, em 2011.
A agência espacial anunciou também que, devido a pandemia do novo coronavírus e boa parte da população mundial estar em isolamento social, transmitiriam de forma online a decolagem. Onde ocorreu do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, às 16h22 (horário de Brasília). Os astronautas Robert Behnken e Douglas Hurley, que estavam presentes na nave espacial, foram levados para Estação Espacial Internacional.
De acordo com a assessora de Comunicação da Nasa Bettina Inclán, para quem deseja acompanhar virtualmente como foi o lançamento, bem como os calendários e atualizações da missão, podem acessar o site da organização e se cadastrar. "Com a experiência de lançamento virtual da Nasa, possibilitamos que mais pessoas assistam ao início desta nova era no voo espacial humano", diz.
Foto de capa: Momento da decolagem da nave espacial Crew Dragon. Reprodução/NASA
Por Beatriz Moreira