Na disciplina de Linguagem e Comunicação – Língua e Literatura, aplicada pela professora Priscila Topdjian, os alunos do Primeiro Período de Jornalismo e Publicidade apresentaram, no dia 27 de maio e 3 de junho, seminários sobre as Variações linguísticas regionais, que são aquelas que demonstram a diferença entre as falas dos habitantes de diferentes regiões do país. Por exemplo, os falantes do Estado de Minas Gerais possuem uma forma diferente em relação à fala dos falantes do Rio de Janeiro.
A variação linguística existe porque as línguas possuem a característica de serem dinâmicas e sensíveis a fatores como a região geográfica, o sexo, a idade, a classe social do falante e o grau de formalidade do contexto da comunicação.
É importante observar que toda variação linguística é adequada para atender às necessidades comunicativas e cognitivas do falante. Assim, quando julgamos errada determinada variedade, estamos emitindo um juízo de valor sobre os seus falantes e, portanto, agindo com preconceito linguístico.
Escrito por Priscila Topdjian
Colaborou: Marcelo Tobias