PUBLICIDADE
Como transformar a vaga temporária em emprego efetivo
09/12/2020 23:48 em Cidades

Fim de ano é sempre o melhor momento para o comércio. Mesmo com a pandemia, a expectativa para as vendas de Natal estão em alta e, com isso, surgem as ofertas de vagas temporárias. Até mesmo em setores menos beneficiados pelas datas comemorativas as vagas temporárias podem aparecer, já que nesta época do ano muitos funcionários tiram férias. E este é um bom momento para quem está desempregado conseguir uma oportunidade, que pode se transformar em um trabalho efetivo.

De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem), é esperado que ocorra aquecimento da indústria e do comércio com o Natal, abrindo cerca de 400 mil vagas temporárias no último trimestre do ano. Para quem está procurando um emprego, portanto, agora é um bom momento.

Segundo a especialista em recursos humanos e diretora da TriaRH, Ana Claudia Martinez, o final do ano tem muitas oportunidades temporárias que estão sendo disponibilizadas. "Para quem está fora do mercado, pode ser uma grande oportunidade, inclusive para poder mostrar suas qualidades pessoais e comportamentais", diz.

Ao ser contratado por um período determinado, muitas pessoas têm a esperança de ter o contrato prorrogado indefinidamente, transformando assim a vaga temporária em emprego efetivo. Por isso, de acordo com a gestora em recursos humanos Ana Paula Makhoul, trabalhar alguns pontos pode ser muito eficaz para uma possível contratação definitiva. "Fazer a diferença e mostrar para a empresa que tem potencial para o cargo", recomenda.

Já para Ana Cláudia, para conseguir a tão sonhada efetivação, é importante mostrar resultados para a empresa. "Iniciativa, proatividade e flexibilidade, esses são os comportamentos esperados pela maioria das empresas", expressa. Ela complementa dizendo que não adianta apenas ter bagagem de conhecimento, é preciso fazer jus às atitudes e comportamentos. "Importante ressaltar que nada adianta ter muito conhecimento técnico, um ótimo currículo acadêmico, ou muitas experiências se o comportamento não for compatível. As empresas avaliam muito como o colaborador se comporta diante das situações diversas, principalmente na resolução de conflitos", explica a especialista em RH.

Outro ponto que os contratantes observam é como esses funcionários temporários agem. Por isso, passar boa impressão, como ser pontual e prestativo, além de ter vontade de aprender, são características importantes, segundo Ana Paula. 'Facilidade de aprender, saber trabalhar em equipe, vontade de produzir e crescer, além de dar produtividade a empresa", diz Ana Paula, citando algumas qualidades importantes que devem ser demonstradas.

Mesmo que não tenha a possibilidade de ser efetivado posteriormente, aceitar um emprego temporário agrega muito valor. Para Ana Paula, é "ter experiência e oportunidade de aprender e crescer como profissional". Ana Claudia complementa dizendo que é um bom caminho para ter contatos profissionais, além de adquirir conhecimento. "Podemos considerar que é uma oportunidade para quem está fora do mercado de trabalho, pois para quem está trabalhando não terá muitas vantagens. Podemos considerar que é uma oportunidade de adquirir novas experiências e poder mostrar o potencial enquanto profissional", conclui.

(Fonte: Diário da Região)

Imagem: O Imparcial

COMENTÁRIOS