PUBLICIDADE
Motoristas de ônibus de Rio Preto podem entrar em greve na próxima sexta (16)
13/07/2021 11:57 em Cidades

O Sindicado de Condutores de Veículos Rodoviários e Anexos de São José do Rio Preto emitiu uma nota comunicando que a categoria poderá paralisar o trabalho na próxima sexta-feira, 16 de julho. Segundo o Sindicato, cumprindo o prazo de aviso de comunicar as empresas num prazo de 72 horas antes da greve, as empresas de ônibus têm até às 15 horas do dia 15 de julho para tentarem um acordo com a categoria. Caso o acordo não aconteça, os motoristas irão paralisar o serviço.

O Sindicato alega que “a categoria não teve sequer a aplicação da inflação em 2020, enquanto o transporte em Rio Preto é subsidiado. As duas empresas usaram redução  e suspensão  dos empregos, compensaram as horas extras , enfim, jogaram a conta para o trabalhador”.

Falaram também que “em 2021 as empresas, bem como todo o setor patronal no Estado, querem repassara conta para o trabalhador , não repondo sequer a inflação. Os trabalhadores tentaram de todas as formas uma negociação, porém as empresas estão irredutíveis e todo o Estado decidiu pela greve. Rio Preto começa a sua na sexta (16), cumprindo a lei”.

Sobre o motivo, a nota diz ainda que “a greve tem como motivo a intransigência  das duas empresas de transporte coletivo na cidade, que querem que o trabalhador pague a conta da pandemia. Se as empresas não oferecem pelo menos o mínimo pedido, infelizmente a categoria vai parar”.

Por nota, a Secretaria de Trânsito, Transportes e Segurança disse que "monitora a situação e mantém contato permanente com o consórcio responsável pelo serviço a fim de evitar maiores transtornos aos usuários do sistema".

O jornal Gazeta de Rio Preto entrou em contato com as duas empresas que operam em Rio Preto para um posicionamento delas sobre o assunto, mas ainda não obteve resposta.

 

Da redação Gazeta de Rio Preto

COMENTÁRIOS