PUBLICIDADE
Prefeito Edinho autoriza correção escalonada na tarifa de água e esgoto
13/07/2021 11:42 em Cidades

O prefeito Edinho Araújo autorizou, na tarde desta segunda-feira (12), a correção escalonada na tarifa de água e esgoto. Ele acompanhou a decisão do Conselho Consultivo do Semae – Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto de Rio Preto, que no último dia 8, aprovou por unanimidade as correções nas faixas de consumo e categorias propostas pela comissão técnica da autarquia. O último reajuste da tarifa foi em julho de 2019. A nova tarifa passa a vigorar a partir do mês de agosto.

Com a nova tarifa, o usuário que consome até 20 m3 por mês de água, por exemplo, terá uma correção de 8,05%. Esse índice fica abaixo do IPCA acumulado no período do último reajuste (junho de 2019), que foi de 10,08%. Portanto, 81% dos usuários do Semae terão uma correção abaixo do IPCA.

Segundo o gerente comercial do Semae, Leandro Freitas, pela proposta aprovada, apenas 5,5% dos usuários do Semae terão o reajuste acima do IPCA. Os demais usuários encontram-se nas faixas intermediárias. “Como o reajuste é escalonado, o usuário só irá ter um reajuste acima do IPCA caso o consumo seja acima de 34 m3 de água por mês”.

Freitas explica que as despesas do Semae aumentaram muito acima da inflação nos últimos dois anos. A energia elétrica, o maior insumo da autarquia, por exemplo, teve um reajuste de 2019 até este mês de 29,46%.

Segundo o prefeito Edinho Araújo, a correção escalonada beneficia quem faz o uso consciente da água. “O Conselho entendeu que a correção era necessária. Ela foi elaborada de forma escalonada para inibir o uso excessivo de água. Quem usa água de forma racional, evitando o desperdício, terá uma correção menor, abaixo da inflação. Aquele usuário que tem um consumo alto receberá um reajuste maior. A correção escalonada faz justiça social e beneficia quem mais precisa”, declarou o prefeito Edinho Araújo.

Além de apresentar uma das tarifas médias que está entre as mais baixas do país, o Semae é destaque pela qualidade e eficiência do seu serviço. No último levantamento do Instituto Trata Brasil, a autarquia aparece no Ranking do Saneamento Básico entre os Top 10. Rio Preto é a 9ª cidade com o melhor saneamento básico do país e a 9ª menor perda de água.  “Estar no topo dessa lista é muito mais que servir de exemplo para o Brasil. Na prática significa mais saúde, qualidade de vida e bem-estar para toda a população de Rio Preto. Significa também mais desenvolvimento para nossa cidade e região. O reajuste se faz necessário para evitar que a autarquia fique deficitária financeiramente nos próximos anos”, declarou Nicanor Batista, superintendente do Semae.

 

 

Da redação DHoje Interior

COMENTÁRIOS