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Araçatuba tem baixa adesão à campanha de vacinação
03/11/2020 20:43 em Cidades

A campanha foi prorrogada até 13 de novembro em todo Estado.

 

O município de Araçatuba imunizou até agora, 4.439 crianças de 0 a 5 anos incompletos contra a paralisia infantil. Esse número corresponde a 52,71% das crianças desta faixa etária no município. A meta é vacinar, pelo menos, 8.421 meninos e meninas. Mais de 47% do público ainda não foi atingido. Devido a baixa adesão a campanha foi prorrogada até o dia 13 de novembro em todo Estado de São Paulo.

Na última sexta-feira, último dia da campanha inicialmente, as Unidades Básicas de Saúde em Araçatuba e em algumas cidades da região, permaneceram fechadas por ocasião do ponto facultativo em razão do dia do servidor público, ocorrido no dia 28 de outubro. Com isso, não houve vacinação.

Entre todos os estados paulistas, apenas 39,6% das crianças foram imunizadas. Ainda é necessário vacinar cerca 1,3 milhão de pessoas dentro do público-alvo. A intenção é vacinar ao menos 95% das 2,2 milhões de crianças entre 0 e 5 anos incompletos. Até o momento, estão vacinadas pouco mais de 876 mil crianças.

A campanha de multivacinação também foi prorrogada. Nela pais também devem levar os filhos até os 15 anos aos postos de vacinação para a atualização da cobertura vacinal. Neste caso, apesar de o estado de São Paulo estar também com baixa adesão, algumas das imunizações atingiram alta cobertura em Araçatuba.

De acordo com dados da vigilância epidemiológica municipal, uma das vacinas aplicadas, a da febre amarela, atingiu a meta de aplicações, com 97% do público imunizado. Outra vacina que teve alta cobertura na cidade foi a do sarampo, que chegou a 99% do público protegido. A vacina pneumocócica teve 94% de cobertura.

 

Já no estado de São Paulo, as crianças e adolescentes entre 5 a 14 anos que compareceram aos postos e atualizaram a carteira de vacinação correspondem a 6,8% do público alvo, com cerca de 427 mil pessoas imunizadas. Já entre as crianças abaixo de um ano, houve comparecimento de 32,4% do público-alvo, com mais de 198 mil crianças.

Imagem: Divulgação

Por: Ana Paula Nunes

 

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