PUBLICIDADE
MARTE FICA MAIS VÍSIVEL NESTA TERÇA-FEIRA
27/10/2020 18:59 em Cidades

Nesta terça-feira (13), o planeta Marte estará visível para quem olhar no céu daqui da Terra. Isso graças ao fenômeno conhecido na Astronomia como oposição que é quando os dois planetas estão do mesmo lado em relação ao Sol. 

No dia 5 de outubro, os dois planetas estiveram mais próximos, numa distância mínima de "apenas" 62.069.571 km. Um número pequeno se compararmos a maior distância possível de 401 milhões de km. No caso, na noite desta terça-feira os planetas ainda estarão alinhados permitindo enxergar o planeta vermelho com um forte brilho alaranjado.

Apesar da proximidade, esse não é o número recorde que a Terra e Marte se encontraram tão de perto. Em 2003, o planeta vermelho ficou a 55,7 milhões de quilômetros do nosso — um fenômeno que não acontecia há cerca de 60 mil anos. Agora, para vê-lo tão de perto novamente, só em 2287.

 O planeta será visível a partir das 19h (horário de Brasília), quando surgir no horizonte na direção leste. O ponto mais alto no céu será às 00h05 da quarta-feira (14), quando o planeta estará ao norte.

A Nasa orienta que “se você quiser ver o planeta, simplesmente saía e olhe para cima. Dependendo da temperatura local e das condições de iluminação, você deve conseguir ver Marte”. Se isso não der certo, o Virtual Telescope Project fará uma transmissão ao vivo de Marte no céu na noite de hoje.

Por Dayana Dornelas
Imagem: Melhores Destinos

COMENTÁRIOS