Levantamento da CPFL Paulista identificou 1.333 fraudes e furtos de energia, popularmente conhecido como "gatos ", no primeiro semestre deste ano. De acordo com a companhia de energia, 6,1 GWH foram recuperados, energia suficiente para abastecer 3.441 residências.
Apesar de fraudes e furtos serem crimes penais de até quatro anos de prisão, o número de boletins de ocorrência contra fraudadores cresceu cerca de 300% de janeiro até junho deste ano. A lei também prevê cobrança retroativa dos valores referente ao período que a pessoa deixou de pagar pelo fornecimento.
Entre as principais consequências desse tipo de crime é a piora na qualidade da distribuição de energia, uma vez que as ligações fraudulentas sobrecarregam as redes elétricas e também o aumento no risco de incêndios e choques a outros usuários.
A companhia disponibiliza canais para registro de denúncias anônimas. As queixas podem ser feitas no aplicativo " CPFL ENERGIA ", no site da companhia ou no e-mail: denunciafraude@cpfl.com.br.
Por Dayana Dornelas
Créditos na imagem: Mapfre Global Risks