PUBLICIDADE
Fim do racionamento de água em Rio Preto
26/10/2020 22:11 em Cidades

Níveis da represa voltam a subir após alto volume de chuva dos últimos dias e lago 1 volta a captar água.

Na manhã desta segunda-feira (26), o SEMAE (Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto) informou o fim do racionamento de água nos bairros abastecidos pela Estação de Tratamento - ETA Palácio das Águas, em Rio Preto, que iniciou no último dia 17 de outubro.

O encerramento se deve às chuvas dos últimos dias que resultou no aumento dos níveis da represa. Segundo a autarquia, o volume de chuva registrado no último final de semana foi de 27,4 milímetros e o acumulado do mês de outubro é de 74, 4 milímetros.  

Antes do início do racionamento, o vertedouro da represa municipal ficou seco devido o longo período de estiagem, interrompendo a captação de água no lago 1 da represa. Após o alto volume de chuva das duas últimas semanas,  o nível atual da Represa Municipal está 10 centímetros acima do vertedouro no lago 1. Já no Lago 3, está 8 centímetros acima do vertedouro. O Semae retomou a captação do Lago 1 da Represa Municipal, que abastece a ETA. A vazão atual é de 370 litros de água/segundo.

 

A gerente de Operação e Manutenção de Água do Semae, Jaqueline Reis, declarou “Nós ainda não estamos em vazão plena, mas já temos um volume de água suficiente para suspender o racionamento”. Ainda segundo a gerente,  a ETA irá coletar 450 litros de água/segundo quando estiver em plena operação, mesmo assim é preciso utilizar a água com sabedoria. “A economia de água é importante sempre.”, acrescentou. 

Quando questionados sobre um possível retorno do racionamento, a autarquia afirmou que as chance são muito pequenas, por causa da época do ano e pelo fim da estiagem. Jaqueline lembra que, em 2020, Rio Preto enfrentou um dos piores períodos de seca dos últimos anos. “Foram 120 dias praticamente sem chuva, com tempo seco e com os termômetros chegando atingir 43º graus. O racionamento foi importante para evitar que as pessoas ficassem o dia todo sem água.”

 

Foto: Reprodução/ TV Tem

Por: Camila Moraes Camilo

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!