PUBLICIDADE
Curta sobre ansiedade ganha prêmio em Caruaru
28/09/2020 23:58 em Cultura

“Minha Querida Ansiedade” fala sobre o distúrbio na adolescência e ganhou o prêmio de melhor filme.

 

O curta-metragem “Minha Querida Ansiedade” escrito e dirigido por Paulo Ernesto (28) ganhou o prêmio de Melhor Filme no Festival de Cinema de Caruaru, cidade do estado de Pernambuco. O filme fala sobre os distúrbio de ansiedade por diferentes olhares e como as pessoas podem lidar com ela. 

O diretor contou que o projeto começou a ser desenvolvido no início de 2018 como uma proposta para o projeto final do curso de cinema de Paulo. Hoje, ele possui uma produtora na cidade de São Paulo com um colega do curso. 

No início, a ideia do filme era discutir sobre a ansiedade em adolescentes causada pelo estresse provocado pela realização do Enem e outros tipos de vestibular. Ele conta que a ideia veio da própria experiência quando era estudante. Porém, durante a produção, quando estava realizando a pesquisa entre os jovens, Paulo percebeu que o distúrbio começava mais cedo do que ele pensava e que as preocupações dessas pessoas, muitas vezes, não eram levadas a sério pelos adultos ao redor. 

Foi a partir dessa experiência que o diretor resolveu que o objetivo do curta seria tentar descobrir formas de lidar com a ansiedade e não resolve-lá. Assim, os jovens que passam por essa situação poderia reconhecer os sintomas. 

O curta foi produzido por meio de um projeto de financiamento coletivo chamado crowdfunding e parte da equipe de produção trabalhou de forma voluntária. As cenas foram filmada ainda em 2018 e o processo de edição foi finalizado no início de 2019. 

Embora o filme tenha sido finalizado há mais de um anos, ele ainda não está disponível para o público em geral. O diretor comenta que essa demora na veiculação do curta é devido às dificuldades encontradas na distribuição de filmes no Brasil. 

O curta-metragem já participou de muitos festivais no Brasil, como Jaraguá do Sul (SC), como também no exterior - Estados Unidos, Índia e Argentina, mas foi no festival na cidade de Caruaru que o filme ganhou o seu destaque. “Minha Querida Ansiedade” foi bem recebido pelos críticos que consideram o produto muito importante para a sociedade hoje em dia. 

Foto: Paulo Ernesto/Arquivo pessoal

Por: Camila Moraes Camilo

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!