A data celebra também o Dia do Teatro Acessível.
O Dia Nacional do Teatro, comemorado neste sábado, 19 de setembro, é um dia destinado a homenagear uma das expressões artísticas mais antigas da humanidade.
O teatro como forma de arte surgiu na Grécia Antiga, e era utilizado para rituais religiosos e contos satíricos. Além disso, o primeiro espetáculo teatral que se tem notícia foi realizado na Grécia no século V a.C. Téspis interpretou o deus Dionísio em Atenas. O termo utilizado para se referir a essa arte foi “Hipocritès”, do grego, que significa fingidor.
Aqui nas terras tupiniquins as peças teatrais acontecem desde o século XVI, sendo as primeiras de temas religiosos para tentar catequizar a população. Entretanto, o teatro como meio de entretenimento só passou a ser comum no Brasil com a chegada da família real portuguesa no país, em 1808, quando começaram a surgir os primeiros teatros. Naquela época, o rei costumava convidar companhias de teatro estrangeiras para fazer as suas apresentações para a nobreza.
Um tempo depois, esta manifestação artística sofreu um grande retrocesso, devido a censura imposta pela ditadura militar. Após o término da ditadura o teatro e os artistas receberam um novo fôlego de vida, podendo retornar as suas atividades sem serem censurados e nem sofrerem as crueldades deste período tão sombrio da história brasileira.
Além de tudo, a partir do dia 19 de setembro de 2017 a data ganhou um novo significado tão importante quanto, passou a ser também o Dia Nacional do Teatro Acessível. A Lei 13.442/2017, sancionada pelo ex-presidente da República, Michel Temer, apoia atividades cênicas que ofereçam práticas de acessibilidade física e comunicativa para pessoas com deficiência.
Foto: Engoo
Por: Gustavo Francisquini