A partir desta quinta-feira (17) começará o racionamento de água em Rio Preto. Por conta da seca e do consumo inconsciente, o nível de captação de água da represa caiu drasticamente, sendo necessária a medida.
Ao todo, 18 bairros da cidade serão afetados pelo racionamento (confira abaixo). Isso totaliza 180 mil pessoas que poderão ficar sem água entre às 13h e 20h.
A última chuva significativa foi de 9,9 milímetros no dia 28 de junho. Entre a data e esta quarta-feira (16) de setembro choveu 18,55 milímetros.
O abastecimento de Rio Preto chegou ao limite, mesmo com o aumento da produção dos poços dos aquíferos Bauru e Guarani. A cidade tem registrado consumo de 250 litros de água/dia por pessoa, quando o ideal deveria ser entre 180 e 200 litros. No último final de semana, o Semae registrou um consumo de 375 litros de água/dia por pessoa em alguns bairros e condomínios da cidade.
Os bairros afetados pelo racionamento são:
- Boa Vista
- Alto Rio Preto
- Urano
- Vila Maceno
- Vila Diniz
- Alto Alegre
- Mansur Daud
- São Judas
- Eldorado
- Solo Pinheiro
- Santo Antônio
- Redentora
- João Paulo
- Castelinho
- Maria Lúcia
- Cidade Jardim
- São Marcos
- Higienópolis
Até que a próxima chuva intensa chegue é preciso evitar o desperdício de água, fazendo um consumo consciente. Além disso, é importante verificar a existência de vazamentos, pois apenas uma torneira pingando pode chegar a gastar 40 litros por dia.
Cada pessoa em Rio Preto usa em torno de 250 litros de água diariamente, que é 140 litros a mais do que a ONU afirma ser necessário para atender nossas necessidades básicas.
Por: Bruna Yamasaki