PUBLICIDADE
Semae anuncia racionamento de água em alguns pontos da cidade
16/09/2020 18:58 em Cidades

Nos últimos dias, o consumo de água por pessoa chegou a marca de 375 litros de água por dia, um aumento de 125 litros acima da média.

 

Com a forte estiagem que atinge a cidade nessa época do ano, o Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto (Semae), decidiu fazer o racionamento de água em alguns bairros de Rio Preto. O nível da Represa Municipal é responsável por 25% do abastecimento da cidade e diminuiu 20 centímetros, já o Aquífero Bauru, teve uma queda de 20%, e também é usado como fonte de abastecimento da cidade. O corte de água deve atingir 40% da população de Rio Preto.

 

Os bairros afetados pelo racionamento são: Boa Vista, Alto Rio Preto, Urano, Vila Maceno, Vila Diniz, Alto Alegre, Mansur Daud, São Judas, Eldorado, Solo Pinheiro, Santo Antônio, Redentora, João Paulo, Castelinho, Maria Lúcia, Cidade Jardim, São Marcos e Higienópolis.

 

Para a gerente de Operações de água, Jaqueline Reis, o racionamento é a única forma de evitar a falta de água na cidade, é mais uma questão de "dividir de forma igual a água que tem e o abastecimento ser dividido de forma igual". Segundo o Semae, o consumo elevado de água está concentrado nas regiões Sul e Leste da cidade, onde ficam os condomínios e casas de alto padrão. Outro fator que fez com que o racionamento acontecesse, foi a diminuição da produção dos 343 poços que retiram água do Aquífero Bauru. Em contrapartida, o Semae aumentou a exploração nos oitos poços perfurados no Aquífero Guarani, de Rio Preto.

 

O Semae pede para a população se atentar ao desperdício, exitem muitas maneiras de economizar a água, principalmente nesse momento de estiagem, algumas delas são: não lavar a calçada, tomar banhos mais curtos, reutilizar a água da máquina de levar entre outroas ações.

 

Imagem: G1
Gabriel Simonini

COMENTÁRIOS