PUBLICIDADE
HB: rio-pretense desrespeita isolamento e procura hospital sem necessidade
09/07/2020 17:36 em Cidades

Somente na noite desta terça-feira (7), 100 pessoas procuraram o Hospital de Base com sintomas banais de gripe

O diretor-executivo da Fundação Faculdade Regional de Medicina de Rio Preto (Funfarme), Jorge Fares, e a diretora-administrativa do Hospital de Base (HB), Amália Tieco, concederam entrevista coletiva no Hospital de Base (HB), na manhã desta quarta-feira (18), para alertar que a população tem procurado o hospital sem necessidade. Foi feito também um aviso quanto à recusa de parte da população em se manter em casa.

"A saúde de Rio Preto está trabalhando - HB, município e hospitais - em prol da comunidade tentando evitar o coronavírus. Mas estamos percebendo que está faltando esclarecimento à comunidade. As medidas de contenção não estão sendo feitas satisfatoriamente. Muitas pessoas continuam se aglomerando”, afirmou Fares.

Ele também destacou a "corrida” por atendimento desnecessário. "Montamos nossa unidade respiratória aqui [no HB] e essa noite (17) nós recebemos mais de 100 pacientes com quadros gripais, quadros banais. O pedido que está sendo feito no Brasil todo é para que fiquem em casa, só ir ao hospital quando tiver falta de ar, sintomas mais relevantes, além da gripe comum que todo mundo conhece. Fiquem atentos, fiquem em casa, para evitar essa disseminação”, disse o diretor-executivo.

Amália acrescentou que a emergência da unidade respiratória serve para casos graves. "Se todas as pessoas vierem sem indicação, vai faltar lugar para quem realmente precisa. Esse é um momento de responsabilidade”, afirmou a diretora-administrativa, que também pediu responsabilidade com a divulgação de notícias falsas. "Não compartilhe e muito menos pratique fake news em época de coronavírus. Fake news mata”, afirmou.

Eles falaram ainda que os dois pacientes confirmados de coronavírus estão em casa e estão bem. São 30 casos suspeitos em Rio Preto.

Foto: Divulgação. O diretor-executivo da Funfarme, Jorge Fares

Por: Ana Júlia Prado

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!