PUBLICIDADE
Testagem para a Covid-19 será ampliada em Rio Preto
09/07/2020 12:40 em Cidades

O Estado de São Paulo ampliará a testagem para a Covid-19 em Rio Preto a partir desta quarta-feira, dia 8. A ampliação irá incluir novos grupos na estratégia e ocorrerá tanto para o teste PCR quanto para o rápido. Nos dois casos, há novos critérios para que a amostra seja colhida.

Agora, pessoas com idade entre dois e 59 anos passam a ser testadas pelo teste PCR. Os testes só serão realizados se a pessoa apresentar febre e sintomas respiratórios. Para um resultado preciso, o exame será colhido logo nos primeiros dias que apresentado os sintomas. 

Se o resultado for positivo será obrigatório o cumprimento da quarentena de 14 dias. “Essas pessoas têm uma alta capacidade de transmitir o vírus. É importante que todas as pessoas que estiverem com atestado médico fiquem em casa para não expor outros ao risco”, afirmou o assessor especial da Secretaria de Saúde, André Baitello.

Além do teste de PCR, o Estado disponibilizou a Rio Preto 21 mil unidades de testes rápidos que serão testadas em grupos de trabalho de risco, quais sejam: trabalhadores da saúde comunicantes de casos suspeitos por Covid-19, trabalhadores da segurança pública, motoristas do transporte público, e entregadores de compras por aplicativo ou delivery. Domiciliares assintomáticos de casos suspeitos por Covid-19 e pacientes com PCR negativo também poderão realizar o teste rápido. 

As pessoas incluídas nesses grupos não precisam apresentar sintomas. Basta que seja feito um agendamento em uma das três unidades de referência: Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), UBS Central e UBSF Renascer. “Para não haver aglomeração nas unidades, os testes serão feitos por agendamento. As pessoas não devem chegar nem muito antes nem muito depois do horário marcado”, reforçou Baitello.

O resultado será disponibilizado pelo convênio (se o paciente possuir) ou em caso de pessoas atendidas pelo SUS, a confirmação se dará pela Secretaria de Saúde.

Foto: Divulgação

Por: Dayana Dornelas

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!