PUBLICIDADE
Casa da Cultura de Rio Preto tem reforma concluída e traz novas instalações para a população
29/06/2020 18:09 em Cultura

Além da reforma, instituição ganhou acessibilidade com elevador, Teatro de Bolso e Ampliação de novas salas

 

A Prefeitura de Rio Preto concluiu as obras de reforma da Casa de Cultura Dinorath do Valle. Esta é a maior e mais completa reforma realizada em 50 anos de existência na instituição que se tornou um patrimônio rio-pretense, que está direcionada à população. O investimento foi de R$2,5 milhões oriundos do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento). A obra foi executada pela empresa Ellipse Projetos e Construções Eireli, que venceu a licitação. 

A reforma geral iniciou no mês de agosto em 2019 que promoveu a reestruturação, remodelação e revitalização do prédio, que dará cara nova também ao seu entorno, a Praça Cacilda Becker, que receberá novo acabamento e paisagismo. O local é sede dos Núcleos de Artes e Cultura nas modalidades Dança, Teatro e Artes Plásticas concentrando quase mil dos 3 mil alunos dos núcleos da cidade. O local também sedia cursos, mostras, exposições, eventos e ensaios de artes e cultura, em diversas modalidades. 

 

Casa de Cultura

O prédio da Casa de Cultura Dinorath do Valle passou por várias mudanças desde o teto até chão como: a troca do telhado, a colocação de forro de gesso e mineral em todo espaço, troca de todo piso, colocação de pisos flutuantes para as salas de dança, construção de muros externos, troca de todo sistema de iluminação, implantação de sistema de bombeiros e de hidrantes, troca de todos os vidros, construção de nova cozinha e de banheiros com acessibilidade, etc. Outro destaque foi a colocação de elevador, que liga os dois pisos e garante a acessibilidade.

 

Repaginação

A configuração interna também mudou um pouco com o novo projeto. Algumas paredes foram derrubadas, ampliando as salas; o saguão de entrada foi expandido, abriu-se uma porta de passagem entre a recepção e os fundos pela área de paisagismo, o que não existia no projeto original.

Todas as portas e batentes da Casa de Cultura que estavam em péssimo estado foram trocados. Também existia um grande fosso no jardim, onde era a antiga caixa d'água, que foi aterrado. E neste local, ao lado da Sala de Artes, foi construído um grande depósito de materiais.

O espaço também ganhou um poço artesiano exclusivo, uma escada de emergência externa, além de sistema de alarme e de ar-condicionado em todo o prédio.

 

Memorial Dinorath

A Sala de Artes Plásticas recebeu uma área de higienização de pincéis, com bancadas e pias que não existiam anteriormente, e dificultavam o trabalho dos professores e alunos.

Também foi criada uma recepção com balcão e outra novidade da ampliação do saguão é a criação do Memorial Dinorath do Valle. Logo na entrada, um espaço com nicho de vidro receberá alguns objetos pessoais da artista e patrona do local.

 

Teatro de bolso

Outro novo espaço que a reforma trouxe para a Casa de Cultura foi a implantação e oficialização do Teatro de Bolso, no segundo andar da instituição.  O local recebeu a construção do palco e rampa de acesso, camarins, sistema elétrico próprio com tomadas e infraestrutura para instalação de refletores. Com isso, a cidade ganha mais um teatro, de 70 lugares, ideal para apresentações de pequenas peças seja para teatro, números de dança, música, palestras, etc.

Por Matheus Portilho

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!