PUBLICIDADE
Docente do Ibilce lança obra sobre o Aedes aegypt
26/06/2020 20:28 em Cidades

Livro da professora Hermione Bicudo é resultado de 30 anos de trabalho e tem o objetivo de informar a população

 

A docente Hermione Elly Melara de Campos Bicudo, Professora Emérita da UNESP e voluntária do Departamento de Biologia do Ibilce, lançou o livro intitulado "Aedes aegypti: a odisseia de um matador", pela Editora Vitrine Literária.

A obra, que fez parte de um objetivo pessoal que a docente estabeleceu há 30 anos,  quando o mosquito Aedes aegypti chegou a São José do Rio Preto (SP), busca, basicamente, informar e convencer a população a eliminar os criadouros do mosquito.

O exemplar reúne informações sobre diferentes aspectos que caracterizam a vida e a atuação desse mosquito. No decorrer desse tempo, foram realizadas outras atividades, como palestras, artigos de divulgação e entrevistas na mídia, tarefas que se faziam necessárias numa época em que pouco se discutia sobre o assunto.

Para a professora, a importância de se abordar tal temática está intimamente ligada ao progresso da dengue. “Dados do Ministério da Saúde mostram que tem havido um crescimento contínuo nos últimos anos. A comparação entre 2018 e 2019, no que se refere à incidência da dengue, mostra um aumento de 600% no número de casos diagnosticados, com 782 óbitos”, comentou.

O livro, com 191 páginas, é mais uma etapa do trabalho e tem, também, o objetivo de reiterar a necessidade de eliminação de criadouros, tomando-se por base a gravidade e os riscos que envolvem as doenças transmitidas pelo mosquito.

No ano de 2008, Hermione desenvolveu um projeto com a finalidade de transformar pessoas não participantes da área em multiplicadores que pudessem colaborar na transmissão dos conhecimentos para os moradores. Esse projeto, que ainda se encontra disponível no site do Ibilce (“Projeto: Ação contra o Aedes aegypti”), é composto de duas partes: uma delas para preparar o apresentador e a outra com figuras para ilustrar a apresentação.

Várias outras atividades foram realizadas ao longo do tempo, e as pesquisas da docente junto aos alunos da pós-graduação foram publicadas em revistas do Brasil e também do exterior, além de serem apresentadas em congressos científicos. Dentre as observações, a pesquisadora destaca a cafeína como um excelente bioinseticida para eliminar as larvas do mosquito, com todas as vantagens sobre os inseticidas normalmente utilizados que são prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.

A publicação desse livro representa, portanto, a última etapa do compromisso que a professora assumiu há cerca de 30 anos, em 1990. “Eu gostaria de lembrar, ainda,  que durante muito tempo as doenças transmitidas pelo Aedes aegypt foram negligenciadas e isso trouxe, é claro, um atraso no seu conhecimento. Mas a situação atual mudou de figura. O Brasil é um dos países que mais publica resultados internacionalmente reconhecidos como de alta qualidade”, finalizou.

O livro pode ser adquirido direto com a autora. Para saber mais, entre em contato no número: (17) 98228-2243.

Foto: Arquivo pessoal

Por: Tati Queiroz

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!