PUBLICIDADE
Estátua de Theodore Roosevelt será retirada de um dos mais importantes museus de NY
22/06/2020 16:54 em Cultura

Peça foi considerada por muito críticos como um símbolo da inferiorização de negro e índios. Porém, Trump não concorda com a decisão

 

O Museu de História Natural de Nova York anunciou que irá retirar a estátua do ex-presidente americano Theodore Roosevelt da principal entrada do museu, que fica localizada em frente ao famoso ponto turístico da cidade, o Central Park. O motivo para a intervenção é que, segundo os críticos, a estátua de bronze - que mostra o Roosevelt montado em um cavalo ao lado de um índio e um negro - representa a inferiorização desses povos que sofreram durante a história do País. A peça faz parte do acervo desde a inauguração do museu em 1940.

A decisão foi tomada em meio a onda de protestos antiracistas nos Estados Unidos e em várias partes do mundo após a morte de George Floyd, um homem negro desarmado que foi morto por um policial branco na cidade norte americana de Minneapolis, no dia 25 de maio. Durante os protestos que ocorreram no País, estátuas que tinham simbologia racista também foram alvo dos manifestantes. 

O museu afirmou que fez a solicitação ao prefeito da cidade, Bill De Blasio, que aceitou prontamente o pedido. “O Museu Americano de História Natural pediu para remover a estátua de Theodore Roosevelt porque apresenta explicitamente negros e indígenas como subjugados e racialmente inferiores. A cidade apoia a solicitação do museu. É a decisão correta e o momento correto para remover esta estátua problemática", destaca De Blasio 

Após os anúncios, o presidente Donald Trump repudiou a ação em suas redes sociais, dando continuidade às duras críticas que vem fazendo aos protestos realizados em todo o País. “Rídiculo, não façam isso”, tuitou Trump.

Em comunicado, o museu ainda destacou que continuará a fazer homenagens ao ex-presidente americano no interior do museu.Theodore Roosevelt foi presidente dos Estados Unidos entre 1901 a 1909, e é considerado um dos primeiros conservacionistas e naturalistas americanos. 

Foto: Reprodução

Por: Camila Moraes Camilo

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!