PUBLICIDADE
10 Filmes para você assistir em comemoração ao dia do cinema brasileiro
19/06/2020 15:28 em Cultura

Celebrada há mais de cem anos, a data é um tributo ao primeiro cinegrafista e diretor do Brasil, Afonso Segreto

 

Hoje, 19 de junho de 2020, comemora-se o Dia do Cinema Brasileiro. A data, que é celebrada há mais de cem anos, é um tributo ao primeiro cinegrafista e diretor do Brasil, Afonso Segreto. Ele registrou as primeiras imagens da entrada da baía de Guanabara, no Rio de Janeiro (RJ), a bordo do navio francês Brésil, no ano de 1898.

Por conta do isolamento social, já passando dos 90 dias, não será possível prestigiar uma produção brasileira na tela do cinema, mas a sétima arte pode ser assistida em outros meios. Mais do que nunca, devemos incentivar a cultura local desenvolvida no país e, com os tempos atuais, é o momento propício para rever alguns clássicos e, claro, dar oportunidade para conhecer novas histórias.

Confira a lista de filmes abaixo para curtir a sexta-feira em casa e aproveitar o cinema nacional.  

 

1- O Auto da Compadecida

Sinopse: Baseado na peça teatral homônima de Ariano Suassuna, O Auto da Compadecida é uma comédia que mistura regionalismos e religiosidade para contar a história de João Grilo e Chicó. (Disponível no sistema de Streaming da Claro - Now)

 

2- Cidade de Deus 

Sinopse: Rio de Janeiro, anos 1970. Buscapé é um jovem negro e pobre que cresce na Cidade de Deus, a favela mais violenta da cidade. Com medo de que seu único destino seja virar bandido, ele encontra na fotografia uma maneira de escapar dele. Com seu talento, ele passa a registrar o dia a dia da comunidade. (Disponível no Telecineplay)

 

3- Minha Mãe é Uma Peça

Sinopse: Dona Hermínia é uma mãe dedicada, mas os filhos a consideram chata. Desprezada, ela decide passar um tempo na casa de sua tia para desabafar e relembrar o passado.

Essa produção tem continuação em mais 2 filmes, totalizando uma trilogia. (Os três estão disponíveis no Now)

 

4- Bacurau

Sinopse: No sertão brasileiro, a comunidade de Bacurau acaba de perder dona Carmelita, uma moradora respeitada por todos. Na cidade para o velório, Teresa (Bárbara Colen) encontra Domingas (Sônia Braga), Acácio (Thomas Aquino) e outros moradores de quem é próxima. Logo, estranhos episódios começam a acontecer e o povoado desaparece dos mapas online. O fora da lei Lunga (Silvero Pereira) então é chamado para ajudar seus conterrâneos a protegerem sua terra. (Disponível no Telecineplay)

 

5- O Candidato Honesto 

Sinopse: João Ernesto Praxedes é um político corrupto, candidato à Presidência da República. Ele está no segundo turno das eleições, à frente nas pesquisas, quando recebe uma mandinga da avó, fazendo com que ele não possa mais mentir. Agora começa o problema: como vencer uma eleição falando apenas a verdade?

Essa produção também possui continuação, totalizando 2 filmes (Disponíveis no Telecineplay)

 

6- Hoje eu Quero Voltar Sozinho

Sinopse: Leonardo (Ghilherme Lobo), um adolescente cego, tenta lidar com a mãe superprotetora ao mesmo tempo em que busca sua independência. Quando Gabriel (Fabio Audi) chega na cidade, novos sentimentos começam a surgir em Leonardo, fazendo com que ele descubra mais sobre si mesmo e sua sexualidade.

O longa foi inspirado no curta-metragem brasileiro, ganhador do Prêmio Iris 2011 (Eu não quero voltar sozinho ) produzido em 2010 e, dirigido por Daniel Ribeiro. (Disponível na Netflix)

 

7- Elis

Sinopse: A vida de Elis Regina, uma das melhores cantoras do Brasil, e sua carreira marcada por altos e baixos. (Disponível na Globoplay)

 

8- Branco Sai, Preto Fica

Sinopse: Marcados pela violência policial anos atrás, dois moradores de uma comunidade distópica se juntam a um visitante do futuro para tramar a derrubada do sistema. (Disponível na Netflix)

 

9– Que Horas Ela Volta?

Sinopse: Após deixar a filha no interior e passar 13 anos como babá em São Paulo, Val tem estabilidade financeira mas convive com a culpa por não ter criado sua filha, Jéssica. Um telefonema lhe abre uma segunda chance.ós deixar a filha no interior e passar 13 anos como babá em São Paulo, Val tem estabilidade financeira mas convive com a culpa por não ter criado sua filha, Jéssica. Um telefonema lhe abre uma segunda chance. (Disponível na Globoplay)

 

10- Central do Brasil 

Sinopse: Dora (Fernanda Montenegro) escreve cartas para analfabetos na Central do Brasil. Uma de suas clientes tenta reaproximar o filho Josué (Vinícius de Oliveira) do pai, mas morre ao sair da estação. Dora então ajuda a criança encontrar o pai desaparecido. (Disponível no Telecineplay). 

Foto: Arte/Divulgação

Por: Tati Queiroz

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!