PUBLICIDADE
Secretaria de Estado da Saúde credencia laboratório do Ibilce
29/05/2020 16:45 em Cidades

Com a medida, o laboratório poderá emitir laudos das amostras geradas em seu espaço sem precisar passar por contraprova no Instituto Adolfo Lutz.

 

A Secretaria de Estado da Saúde oficializou o Laboratório de Estudos Genômicos da Unesp/Ibilce como um dos integrantes da Plataforma de Laboratórios credenciados para a realização de diagnóstico de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, o SARS-CoV-2.

Com a medida, o laboratório, que atualmente está sob o comando da docente Paula Rahal, poderá emitir laudos das amostras geradas em seu espaço sem precisar passar por contraprova no Instituto Adolfo Lutz, que concentra o Biobanco de Amostras Clínicas da Covid-19 no Estado de São Paulo.

Em entrevista para a ACI Unesp, a professora Paula Rahal conta que o laboratório do câmpus de São José do Rio Preto (SP) já vinha realizando testes moleculares (RT-PCR), que é uma técnica de biologia molecular para detectar a presença do vírus, após convênio estabelecido com a prefeitura da cidade e como parte do acordo Unesp-Embraer, que prevê a realização de cerca de 40 mil testes no interior paulista. 

Esses testes em parceria com o município em que o Instituto está localizado estão sendo feitos em pessoas com sintomas leves. “Os testes são importantes para a política pública, para a tomada de medidas de interesse público e saber o quanto o vírus está circulando em determinado bairro e em determinada localização”, afirma Paula Rahal.

O trabalho de testagem em parceria com a Prefeitura de Rio Preto é realizado junto as pesquisadoras Marilia de Freitas Calmon e Cintia Bittar, também do Ibilce, e com o virologista Maurício Lacerda Nogueira e alunos da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp), além do Hospital de Base de Rio Preto (HB). As amostras são coletadas em Unidades Básicas de Saúde e enviadas ao laboratório da Universidade.

“A Unesp possui profissionais especializados e altamente capacitados para fazer esses testes aqui em São José do Rio Preto. O estudo (com a prefeitura) ajuda na análise do comportamento do vírus, além de agilizar a resposta para o paciente, auxiliando assim no isolamento do indivíduo infectado”, diz a pesquisadora Marilia Calmon.

O Laboratório de Estudos Genômicos, que é ligado ao Departamento de Biologia do Instituto, tem realizado recentemente 100 a 200 testes por dia.

Além do Ibilce, o governo estadual também cadastrou os laboratórios de Biologia Molecular do Hemocentro da Faculdade de Medicina, câmpus de Botucatu, e de Imunologia Clínica e Biologia Molecular do Departamento de Análises Clínicas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, câmpus de Araraquara.

 

Doações

A pessoa, física ou jurídica, que deseja contribuir com ações da Unesp, especialmente aquelas de combate à pandemia de Covid-19, pode realizar doações por meio da plataforma Parceiro Unesp, que possibilita inclusive que o doador especifique a unidade universitária que receberá os recursos. Para doações, acesse aqui 

Fonte: ACI Unesp

Foto de capa: Guilherme Ramos

Por Tati Queiroz

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!