PUBLICIDADE
Gatos abandonados da Represa recebem novos abrigos fornecidos pela prefeitura de Rio Preto.
14/05/2020 15:18 em Cidades

A prefeitura de São José do Rio Preto (SP) por meio da Diretoria do Bem-Estar Animal (Dibea) está executando um plano de manejo dos gatos que vivem na Represa Municipal da cidade. O objetivo é promover a limpeza do local onde os animais circulam e tratá-los.

Durante a primeira etapa, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Gerais, foram substituídas 97 casas de madeira por 11 estruturas de concreto. A Dibea ainda informa que bebedouros e comedouros não foram removidos do local.

A retirada das casinhas foi realizada por um protetor dos animais que acompanhou a substituição dos abrigos. O concreto é considerado material adequado para esses abrigos, pois são mais resistentes e permitem lavagem. Além disso, o material não retém umidade.

“Com as casinhas de madeira, os gatos estavam expostos a síndromes respiratórias e a alguns fungos”, explica a diretora do Bem-Estar Animal, Karol Prado.

A Dibea em parceria com o Instituto Vira-Latas realiza um trabalho de castração de todos os gatos que vivem na Represa e até o momento castrou cerca de 180 animais. “Entramos em contato com duas protetoras atuantes na Represa, que são consideradas tutoras desses gatos comunitários, e a cada dois dias nós capturamos os animais para castrá-los”, explica Karol Prado.

A Guarda Civil Municipal (GCM) também está colaborando com o projeto da prefeitura através de rondas no local para conter o abandono de animais no Parque da Represa, considerado crime ambiental.

A próxima etapa do projeto pretende colocar para a adoção todos os animais abandonados. “A intenção é promover a saúde pública no local e garantir a destinação adequada para os animais domésticos, encontrando famílias que possam cuidar deles como necessitam”, finaliza Karol.

 

Por: Vanessa Alves

Imagem: Prefeitura de Rio Preto

COMENTÁRIOS