Medida vale para todo o Estado de São Paulo e quem não usar acessório de proteção pode levar multa, população de Rio Preto será orientada.
Se precisar sair de casa, não se esqueça de levar a máscara. A partir dessa quinta-feira (07) é obrigatório o uso do acessório de proteção para circular pelas ruas, entrar em estabelecimentos comerciais, públicos e até mesmo para utilizar o transporte. De acordo com o Decreto Estadual 64.959, a medida vale para todo o estado de São Paulo. Quem não cumprir a regra pode levar multa que varia entre R$ 276 a R$ 276 mil.
Em Rio Preto, o decreto começa de uma forma mais branda. A prefeitura diz que fará uma fiscalização educativa, a Guarda Municipal irá orientar a população através de blitz.
A medida tem o objetivo de diminuir a contaminação do coronavírus. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o uso de máscara é importante mesmo para pessoas assintomáticas, que não apresentam sintomas da doença, porque impede que as gotículas contaminadas se espalhem pelo ar. O acessório de proteção funciona como uma barreira física. Para que a segurança seja maior e o risco de contaminação diminua, todos devem utilizar as máscaras, que podem ser feitas de pano e laváveis.
Foto: Unsplash
Por: Isadora Becker