PUBLICIDADE
Durante uma semana Rio Preto registrou mais 64 novos casos de coronavírus
04/05/2020 15:50 em Cidades

Cidade contabiliza 139 casos positivos, 27 foram confirmados através do Projeto Sentinela que foi criado pela Secretaria da Saúde

 

Em Rio Preto a semana iniciou com o total de 139 casos confirmados de pessoas contaminadas pelo coronavírus (Covid-19). 64 novos casos foram registrados somente em uma semana. O crescimento foi justificado pela testagem maior de pessoas que apresentaram as síndromes gripais leves pelo Projeto Sentinela, que foi iniciado no dia 20 de abril. Somente com o Projeto introduzido pela Prefeitura Municipal, 27 casos confirmados até o momento.

Desde o início da pandemia no município, 2.963 pacientes foram atendidos com estado gripal, sendo que 1.542 foram testados e 1.403 com resultado negativo para a Covid-19. O número de mortes pela doença se mantém no total de 8,  permanecendo inalterado há mais de duas semanas, isto tem apontado um índice de letalidade pela doença de 5,75% de todos os casos positivos.

A maioria dos casos confirmados são de profissionais da saúde que lideram o número de infectados com 57 pessoas (41% do total). 56 estão recuperadas (40%) e 10 pessoas que foram positivadas após receberem a sorologia com teste rápido.

“São 56 pessoas recuperadas, no entanto, é importante frisar que qualquer pessoa com sintoma gripal que tenha ficado em casa ou ligado no 0800 que permaneçam em isolamento até passar todos os sintomas”, lembra a gerente da vigilância epidemiológica da Secretaria de Saúde, Andréia Negri.

Outro dado importante é que o coeficiente de incidência por cada 100 mil habitantes. Comparado com o país e Estado de São Paulo, Rio Preto tem 30 casos para cada 100 mil habitantes. No Brasil o número é 43 e no Estado 66.

“É um indicador que vai dizer qual a gravidade da doença e circulação no município. Nossa letalidade é de 5,76%. O risco de morte dos pacientes que tem Covid está em 5%. É ainda um indicador alto. Em Nova York é menos de 1%. Ainda é preocupante”, afirma Andréia Negri.

Durante a atualização dos casos do COVID-19 em Rio Preto, nesta segunda-feira, dia 4, foi apresentado, na live que a prefeitura disponibilizou um gráfico que mostra o aumento no número de internações de pessoas com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Nas últimas semanas a cidade teve mais casos internados pela SRAG do que toda a série histórica iniciada no ano de 2009.

“De 2009 a 2018 tivemos uma semana com 49 casos e nesse momento de pandemia nós tivemos mais internações. Além do aumento da testagem também tivemos aumento das internações. Essa preparação nos hospitais foi para dar assistência adequada em todos os casos”, diz Andréia.

Dos 51 suspeitos internados com SRAG 37 estão em enfermarias e 14 em UTI (7 em ventilação mecânica).

 

Por: Matheus Portilho

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!