PUBLICIDADE
Artistas de Rio Preto de unem e enviam cartas de repúdio ao Prefeito Edinho Araújo
28/04/2020 20:25 em Cidades

O Prefeito barrou editais emergenciais relacionados à cultura

Em carta enviada ao prefeito, artistas rio-pretenses alegam que foram os primeiros afetados pela crise do corona vírus e a prefeitura não buscou soluções para ajudar a classe que está impossibilitada de trabalhar desde o início da pandemia. Edinho Araújo, juntamente com representantes das secretarias de Cultura, da Fazenda e do Planejamento, recebeu representantes da classe artística em seu gabinete na manhã da sexta, 24, e esclareceu os questionamentos apresentados. Durante a reunião, ele informou que os recursos da área cultural são provenientes de impostos municipais e que até o dia 24 a Prefeitura havia arrecadado apenas 40% do que tinha previsto em impostos para este mês. Em consequência disso os editais emergenciais que previam diminuir os impactos da crise no setor foram barrados pelo prefeito. 

"O orçamento da Cultura é formado, exclusivamente, por recursos municipais, que vão se concretizando ao longo do ano, em épocas normais. Portanto, não há o recurso em caixa desde o início do ano. Seu cumprimento depende da concretização da arrecadação, o que sempre tem acontecido em tempos normais", informa nota divulgada pela Secretaria Municipal de Comunicação.

No início do mês a Secretaria da Cultura já havia atendido um pedido dos artistas de prorrogar a inscrição do Prêmio Nelson Seixas, concurso de fomento cultural que seleciona projetos de artistas e coletivos do município, as inscrições encerrariam dia 4 de abril, e foram adiadas até as 23h59 do dia 11.  Edinho afirmou que a edição do prêmio 2020 irá acontecer. Segundo o Secretário de Cultura, Pedro Ganga, neste ano, serão investidos cerca de R$ 1,3 milhão em projetos culturais, que resultarão em uma série de eventos e iniciativas para o circuito cultural rio-pretense.

Fotos:  Reprodução

Por: Ana Paula Melo Nunes

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!