Ter um bom portfólio é importante para destacar os seus trabalho e se tornar conhecido no mercado
O trabalho freelancer vem ocupando espaço no mercado de trabalho. Há quem prefira ser o próprio chefe, ter horários mais flexíveis e conciliar vários trabalhos ao mesmo tempo. Esses profissionais têm o perfil para trabalhar de freelancer em uma ou mais empresas.
Essa flexibilização do horário é uma das principais características do trabalho informal. Mas colocar tudo isso em prática exige foco, determinação e, claro, muito trabalho.
Pensando em uma forma de ajudar a conciliar todas essas atividades e se tornar um freelancer de sucesso, o Diário separou algumas dicas:
1- Faça um planejamento
A primeira coisa que o profissional deve ter em mente é o planejamento. Planejar é um dos itens mais importantes do negócio. Trace metas claras, objetivos, planeje cada dia e, principalmente, organize suas tarefas para ver se está cumprindo todos os prazos e trabalhos assumidos.
2- Tenha um portfólio
Crie um portfólio bem elaborado dos seus últimos trabalhos feitos como freelancer. Procure ter uma versão do seu portfólio online e impressa de boa qualidade para mostrar a seus futuros clientes.
3 - Busque por clientes
Para conquistar clientes é fundamental participar de feiras, eventos relacionados a sua área e lembre-se de aumentar a sua network, quanto mais pessoas conhecerem o seu trabalho, maior será as suas indicações para trabalhos futuros.
4 - Tenha um website
Desenvolva o seu próprio site para divulgar seus trabalhos, dessa maneira estará mais próximos dos seus clientes.
5 - Se relacione bem com seus clientes
Um freelancer é alguém que tem contato com clientes e fornecedores todos os dias, por tanto desenvolva essa habilidade de saber conversar com seu clientes, negociar, dar descontos no momento certo.
6- Organize suas finanças
Deixe organizado as suas finanças para não haver problemas futuros, é importante fazer uma reserva, e ter uma quantia disponível para eventuais emergências.
Por Alana Gabriela