PUBLICIDADE
Defesa Civil realiza simulado de acidente com vazamento de combustível em Rio Preto
14/10/2019 14:37 em Cidades

A Defesa Civil de Rio Preto realizou na última semana um simulado de acidente envolvendo vagões de trem com vazamento de combustível. O treinamento, que foi próximo ao Júpiter Olímpico e o Lago 2 da Represa Municipal, contou ainda com as equipes dos Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Municipal, Samu, SeMAE, além do apoio prestado pela concessionária Rumo. 

Durante as ações houve a simulação de um vazamento de líquido inflamável junto a um acidente de trânsito, como se os motoristas tivessem distraídos e batido em outros veículos. Logo depois, teve a evacuação da escola Sesi 410, que conta com mais de 700 alunos.

A segunda parte foi simular o escoamento do combustível vazado até o Lago 2 da Represa. Foi utilizada pipoca doce, que é um produto biodegradável e flutuante, para demonstrar uma possível mancha de óleo na água. 

As equipes do SeMAE e dos Bombeiros realizaram as barreiras de contenção em valas na linha férrea e também nos bueiros, de modo que, evitasse que o líquido atingisse as galerias com destino à Represa. Além disso, foi feita contenção na água demonstrando que a mancha de óleo atingiu o lago e assim a barreira impede que o líquido se espalhe. 

O Coronel da Defesa Civil, Carlos Lamin, destacou a importância de simulados como esse que tem como objetivo prevenir acidentes reais. “Nós temos no município um plano de contingência, onde apontamos dez cenários de risco e essa área estava no plano. O objetivo principal sempre é prevenir, além de mobilizar todas as equipes para evitar ocorrências. É importante o entrosamento entre as instituições [Bombeiros, Polícia Militar, etc] e que haja treinamento com as equipes de emergência de cada instituição”, finalizou o Coronel.

Foto: Ivan Feitosa/SMCS

 

Por Victor Garcez 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!