PUBLICIDADE
Qualificado demais para o cargo? O que dizer na entrevista
09/10/2019 15:21 em Mercado de Trabalho

 

Às vezes, independentemente da posição que vai ocupar, o profissional quer mesmo é trabalhar.

Saiba como justificar essa decisão na entrevista de emprego

 

Quando o profissional já não encontra trabalho em sua área de formação, é comum que busque oportunidades em outras áreas ou se submeta a cargos menores do que já ocupou no passado. O excesso de qualificação, no entanto, pode causar estranhamento na entrevista de emprego, principalmente quando o recrutador faz perguntas como: "Você não acha que tem qualificações demais para essa vaga?".

Existem casos em que o excesso de qualificação pode ser visto como algo negativo diante do recrutador, que muitas vezes busca um perfil específico para preencher a vaga. Além disso, a empresa pode pensar que o candidato sobrequalificado vai custar caro ou abandonar o emprego, caso surja algo melhor.

Portanto, se você sabe que suas qualificações estão acima dos cargos aos quais está se candidatando e, mesmo assim, quer uma oportunidade, confira algumas dicas de como tratar o tema quando ele surgir na entrevista de emprego.

1- Mostre como você pode aproveitar suas habilidades

Mostre ao recrutador que você pode aproveitar suas habilidades ajudando pessoas com quem irá trabalhar. Demonstre novas práticas que podem aumentar a produtividade da empresa.

2- Deixe claro que o trabalho é o que importa

Ao ser entrevistado, deixe claro que você esta ali pelo trabalho, e não pelo cargo, pois, caso você vá para uma posição mais baixa, pode ser que o recrutador se preocupe se você vai permanecer ou não na empresa.

3- Não se demonstre entediado

Dê exemplos de como você se mantém estimulado para que o recrutador tenha certeza de que você não vai desistir do trabalho por achá-lo entediante.

4- Seja sincero

Seja honesto e mostre que você está disposto a assumir o cargo. Isso é um extra para o recrutador, pois é uma garantia de que você entende o trabalho e de que é capaz de executá-lo, independentemente do salário ou do prestígio do cargo.

5- Mostre permanência

Procure demonstrar firmeza em sua decisão. Assim, o recrutador perceberá que você é fiel à empresa e à posição que ocupa, além de demonstrar que você se atém a fazer aquilo que ama em vez de apenas buscar cargos mais altos.

Foto: Freepik/Banco de Imagens

Por Alana Gabriela

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!