PUBLICIDADE
Seis dicas para vencer a timidez na entrevista de emprego
19/09/2019 13:58 em Mercado de Trabalho

 

Procure sempre se concentrar nas suas competências para conseguir mostrar o melhor de si

 

 

Ansiedade, timidez e medo de falar em público são problemas que podem atrapalhar os profissionais na hora de buscar um emprego. A única maneira de conseguir a sonhada vaga é superar esses vilões.

Segundo a psicóloga Renata Zanusso, ficar tímido ou ansioso durante entrevista é absolutamente natural, pois indica que a vaga tem importância para o candidato. "Porém, neste momento o profissional precisa ter conhecimento sobre as suas próprias competências e habilidades para não se perder no momento da entrevista", orienta.

Sendo assim, falar com o recrutador de maneira calma e objetiva faz toda a diferença no processo. Renata afirma que, independentemente da vaga que esteja buscando, uma das habilidades básicas e essenciais no mundo corporativo é a do autocontrole e equilíbrio emocional. Assim, o caminho é estar preparado para o desafio e dar o seu melhor, sempre.

 

Confira seis dicas que podem ajudar você a vencer a timidez na entrevista:

1 - Treine em casa

Faça uma pesquisa sobre a empresa em que deseja trabalhar e se prepare para falar de si mesmo, principalmente sobre suas competências e sua trajetória profissional. Essa preparação deve ajudar a ter clareza e segurança na hora de falar.

2 - Tente relaxar

Antes da entrevista procure praticar atividades que considere relaxantes, como ler um livro, ouvir uma música ou até mesmo fazer um exercício de respiração. Tudo isso ajuda a controlar o nervosismo e relaxar antes de conversar com o recrutador.

3 - Cuide da postura

Cuide da sua postura durante a entrevista, fique atento para não apoiar nos móveis, segurar objetos nas mãos, cruzar os braços ou ficar olhando para o chão. Se possível, tente manter as mãos fixas e olhe sempre para o recrutador.

4 - Preste atenção na linguagem

Procure não pecar pelo excesso, falar muito alto ou baixo. Evite utilizar palavras com as quais você não está habituado e evite utilizar gírias ou outros apoio como "tipo assim", "né", "ok", dentre outros.

5 - Mantenha a calma

Os introvertidos geralmente precisam de mais tempo para refletir e elaborar uma resposta. Respeite o seu tempo. Respire fundo e pense com clareza antes de falar.

6 - Fale sobre o que gosta

Sempre que possível, tente falar durante a entrevista de emprego sobre temas que você gosta, para que você se sinta mais confortável e, assim, menos tímido.

Foto: Freepik

 

Por: Alana Gabriela

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!