Por Victor Garcez
As cidades da região estão sofrendo com as altas temperaturas dos últimos dias. O calor excessivo fez com que a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil emitisse uma nota de alerta para os municípios do noroeste e oeste paulista. Em Rio Preto, a máxima na semana passada chegou aos 38 graus Celsius e a umidade do ar ficou em 14% - índice muito abaixo dos 60% recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Segundo o site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a temperatura deve bater recorde em várias cidades, por exemplo, em Rio Preto, Ilha Solteira, Olímpia e Araçatuba a máxima pode atingir os 40 graus nesta quinta-feira, dia 19.
Por conta disso, o INPE divulgou hoje um alerta de atenção devido às temperaturas elevadas. De acordo com o órgão, a umidade do ar vai estar baixa com valores inferiores a 30% e em algumas localidades de Mato Grosso, Goiás, São Paulo e de Minas Gerais o índice deve ficar abaixo dos 15%.
Os especialistas afirmam que nesta época do ano a atenção precisa ser redobrada em relação aos cuidados básicos, como beber bastante água durante todo o dia, procurar não fazer exercício ao ar livre nos períodos em que a temperatura estiver muito alta e usar protetor solar.
Foto: Freepik