Recusar uma oferta de emprego não significa fechar para sempre as portas que se abriram para você.
Recusar uma oferta de emprego é uma decisão delicada, que deve ser analisada com muita calma e maturidade. Mas dizer "não" ao empregador depois de passar pelo processo seletivo não precisa significa fechar para sempre as portas que se abriram.
Independentemente das razões, a questão é saber como recusar a proposta de maneira correta para manter a porta aberta e não quebrar as pontes que podem ter demorado para serem construídas.
Segundo a psicóloga comportamental Juliana Souza, existem formas de recusar uma oferta de emprego e não queimar o seu nome para futuras oportunidades. Confira a seguir as dicas da especialista:
1- Seja honesto
Converse pessoalmente com o recrutador ou ligue. Quanto melhor o diálogo, mais profissionalismo você passa e melhor será para sua reputação profissional.
2- Mantenha o contato
Manter o contato com os colaboradores e gestores é importante, pois abre as portas para conservar uma rede profissional ampla.
3- Agradeça a oportunidade
Elogie a empresa e agradeça a oportunidade de poder participar do processo seletivo ou de ser lembrado na hora de preencher um cargo na empresa.
4- Permaneça profissional e respeitoso
Não justifique a decisão alegando salário ou descontentamento pela carga horária. É importante que você tenha uma resposta inteligente e perspicaz.
Foto: Freepik
Por: Alana Gabriela