PUBLICIDADE
Como dizer 'não' sem fechar as portas na empresa
12/09/2019 21:34 em Mercado de Trabalho

Recusar uma oferta de emprego não significa fechar para sempre as portas que se abriram para você.

 

Recusar uma oferta de emprego é uma decisão delicada, que deve ser analisada com muita calma e maturidade. Mas dizer "não" ao empregador depois de passar pelo processo seletivo não precisa significa fechar para sempre as portas que se abriram.

Independentemente das razões, a questão é saber como recusar a proposta de maneira correta para manter a porta aberta e não quebrar as pontes que podem ter demorado para serem construídas.

Segundo a psicóloga comportamental Juliana Souza, existem formas de recusar uma oferta de emprego e não queimar o seu nome para futuras oportunidades. Confira a seguir as dicas da especialista:

1- Seja honesto

Converse pessoalmente com o recrutador ou ligue. Quanto melhor o diálogo, mais profissionalismo você passa e melhor será para sua reputação profissional.

2- Mantenha o contato

Manter o contato com os colaboradores e gestores é importante, pois abre as portas para conservar uma rede profissional ampla.

3- Agradeça a oportunidade

Elogie a empresa e agradeça a oportunidade de poder participar do processo seletivo ou de ser lembrado na hora de preencher um cargo na empresa.

4- Permaneça profissional e respeitoso

Não justifique a decisão alegando salário ou descontentamento pela carga horária. É importante que você tenha uma resposta inteligente e perspicaz.

Foto: Freepik

 

Por: Alana Gabriela

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!