Motivo do tumulto foi o anúncio de que o Hospital Abelardo Santos funcionaria apenas como pronto-socorro para pacientes com suspeita de Covid-19
Com tumulto e gritaria pelo desespero por atendimento médico, o portão do Hospital Abelardo Santos, em Belém-PA, foi derrubado nessa quarta-feira (29) pela população. O fato ocorreu após um anúncio de que o hospital, localizado em Icoaraci, distrito da capital, seria transformado em pronto-socorro exclusivo para casos do novo coronavírus, dezenas de pessoas se dirigiram ao local e tentaram entrar à força. Após a confusão a polícia acionada.
A medida de tornar o Hospital Abelardo Santos em pronto-socorro para casos de Covid-19 foi anunciada pelo governador Helder Barbalho nesta amanhã, medidas para desafogar as unidades de saúde do estado, superlotadas por conta da doença. A decisão passa a valer a partir de quinta-feira (30), às 13h.
Segundo o governador, a unidade vai contar com 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e mais 75 leitos de enfermaria para o atendimento de pacientes com Covid-19 ou Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Além disso, o Governo vai disponibilizar mais quatro consultório médicos de pré-consulta e outros oito para atendimento à população.
A Polícia Civil informou em nota que abriu inquérito para investigar a invasão no Hospital Abelardo Santos.
Por: Gabriel Simonini
Fonte: G1