PUBLICIDADE
Fundadora do Instituto As Valquírias faz palestra na UNIRP e recebe doações
02/02/2016 09:50 em Novidades
 
"Se você pode sonhar, você pode realizar" este foi o tema da palestra da educadora e musicista Amanda Oliveira, Fundadora do Instituto As Valquírias, que falou aos estudantes de Administração, na manhã de 27/9, no Auditório da Unidade Universitária I da UNIRP.  
 
Criada em uma favela de São Paulo, filha de uma faxineira e de um jardineiro, Amanda desde cedo teve de aprender a lidar com as adversidades impostas pela vida. Além da falta de recursos materiais, aos três meses de idade teve queimaduras de segundo grau no rosto e ficou três meses internada. O acidente aconteceu em casa, a mãe improvisou uma inalação com água fervida, o pai ficou encarregado de segurá-la, mas pegou no sono e a menina teve parte da pele danificada. 
 
O acontecimento marcou não só a face, mas toda sua trajetória escolar. Era motivo de piadinhas e olhares em sala de aula. Até que a garota descobriu o outro lado da educação, em seu primeiro dia em um projeto social, conheceu a empatia da professora e dos colegas que a acolheram e não mencionavam as cicatrizes em seu rosto. Daí em diante, Amanda de aluna passou a coordenadora do projeto. E foi tão grande a vontade de replicar para o próximo a sua experiência de superação, que em seguida fundou o Instituto As Valquírias, organização que atende crianças, adolescentes e adultos de um bairro periférico de Rio Preto e também os familiares e as pessoas do entorno.
 
Com base neste histórico de vida e das motivações de mudar a trajetória de meninas em situações vulneráveis, muito parecidas com a sua ou piores, que a musicista afinou a conversa com os alunos da UNIRP. Seu trabalho foca o outro e suas necessidades, a importância de empatia para se construir relações sólidas em qualquer área da vida.  Para a educadora, muitas crianças não conseguem verbalizar os seus problemas, ficam agressivas e essa é uma das muitas formas de avisar que algo não está bem e cabe ao projeto acolher e trabalhar a criança e suas limitações.
 
Após a palestra, as garotas do grupo musical apresentaram um repertório com canções de MPB e declamaram poema feito por uma das integrantes. Ao final, o Professor Caldeira, em nome dos estudantes, doou R$ 3.300,00. O dinheiro é fruto de uma atividade prática realizada na disciplina de Empreendedorismo do Curso de Administração.
 
O evento contou com a presença da Coordenadora de Extensão e Cultura, Suely Aparecida Cury Tawil; da Coordenadora Geral dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, Renata Valéria Calixto de Toledo e da Coordenadora Geral de Educação a Distância, Isabel Cristina de Souza Bertoldo.

 

Fonte: http://www.unirp.edu.br/PortaldeNoticias

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!