PUBLICIDADE
Empresa doa mudas de árvores para reflorestamento do antigo IPA
23/11/2020 23:05 em Mundo

Tais mudas irão ajudar a reflorestar a área do antigo IPA, em Rio Preto, que foi atingido pelas queimadas nos últimos dois meses

A prefeitura de Rio Preto assinou na última segunda-feira,9, um protocolo de intenções para receber a doação de 85 mil mudas feita pela Tereos, empresa que produz açúcar, álcool e amido. Tais mudas de árvores irão ajudar no reflorestamento do antigo Instituto Penal Agrícola (IPA), que foi atingido por queimadas nos últimos dois meses.

A assinatura do acordo ocorreu em Rio Preto , que reuniu representantes da empresa e a secretária do meio ambiente, Kátia Penteado. Ao todo, serão 85 mil mudas de espécies nativas para o reflorestamento de parte da Floresta Estadual do Noroeste Paulista, área do IPA.

A prefeitura já havia plantado 106 mil árvores no local e perdeu em torno de 80% com as queimadas, que corresponde a 84.800. Segundo a secretaria, o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil devem agir juntos em prol ao meio ambiente. “Dessa união depende o futuro do nosso planeta e, aqui em Rio Preto, essa parceria tem se tornado prática. Hoje, graças a essa doação, teremos condições de dar uma resposta rápida a destruição que tivemos do reflorestamento da Floresta do Noroeste Paulista com as queimadas recentes”, conta.

Ela complementa dizendo que além do desonerar o poder público devido ao momento difícil de pandemia, a doação agiliza o processo, pois a empresa está doando as mudas de imediato. “Caso fosse produz no viveiro ou fosse comprar, o processo seria mais custoso financeiramente e em tempo. É um número de mudas muito maior de espécies nativas específicas do que conseguiríamos produzir para este fim num curto espaço de tempo no viveiro, o que vai nos dar recuperação do reflorestamento”, pontua.

Um dos representantes da Tereos Raul Guaragna, diz que a iniciativa da empresa em fazer a doação, foi justamente porque perceberam o grande impacto que os incêndios causaram na área. “A empresa mantém um viveiro em que saem cerca de 500 mil mudas por ano. Percebemos o impacto severo das queimadas na região do antigo IPA e decidimos ajudar. A Tereos faz doações frequentes, mas com essa quantidade foi a primeira vez”.

Por: Beatriz Moreira
Imagem: Divulgação

COMENTÁRIOS