PUBLICIDADE
Material bovino na odontologia
16/11/2020 19:27 em Novidades

Biomateriais de origem bovina são utilizados em procedimentos cirúrgicos odontológicos.

 

O uso de biomateriais, ou seja, materiais de origem animal estão sendo cada vez mais utilizados na área da saúde, como por exemplo na cardiologia, que utiliza o pericárdio bovino para a confecção de próteses. Porém, não é apenas na cardiologia que o material de origem bovina é utilizado no auxílio da recuperação de alguma parte do corpo humano. Na odontologia, os ossos bovinos ganharam o seu lugar de destaque na produção de enxertos ósseos liofilizado - um método de reposição óssea em locais deficitários - nas mais diversas cirurgias odontológicas.

 

A cirurgiã dentista Thabata Souza conta que o nome dado a esse tipo de enxerto é xenógeno ou heterólogo, ou seja, quando o biomaterial utilizado para a realização do procedimento possui doador e receptor de espécies diferentes.

 

A profissional ainda explica que o osso bovino é uma escolha plausível para essa técnica, pois apresenta uma formação muito semelhante ao osso medular humano, o que resulta na incorporação do material ao osso do paciente, além de ter uma alta taxa de reabsorção durante o crescimento do tecido ósseo humano. “Porém, o índice de rejeição do biomaterial é maior se compararmos ao dos enxertos autólogo, em que uma parte óssea do mesmo paciente é implantada em outro local. Nesse caso, na arcada dentária superior e inferior”, acrescenta Souza

 

Esse procedimento é indicado para preenchimento cirúrgico com objetivo de realizar a manutenção do volume ósseo pós-procedimento, perdas ósseas muito extensas e correção no volume das paredes com finalidade estética. O material é comercializado de diferentes formas, desde blocos porosos quanto em partículas porosas.

 

O biomaterial é extraído tanto da parte interna do osso bovino quanto da parte externa. Como no pericárdio bovino, os ossos já são separados nos frigoríficos e encaminhados paras os laboratórios especializados na transformação do osso para o consumo odontológico. “Os ossos passam por diferentes testes de qualidade e são banhados por substâncias limpantes para que nós possamos utilizá-los nos procedimentos com os pacientes”, finaliza a dentista.

 

Foto: Reprodução

Por: Camila Moraes Camilo

 

 

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!