PUBLICIDADE
Mais uma vacina entra nos teste de Rio Preto e HB abre inscrição para voluntários
28/10/2020 18:36 em Saúde

O Hospital de Base de Rio Preto anunciou nesta terça-feira (27) que vai recrutar 2 mil voluntários de Rio Preto e região para os estudos de uma nova vacina contra a Covid, desenvolvida pela empresa Johnson & Johnson. A princípio, a prioridade será para profissionais de saúde.

De acordo com o comunicado do hospital publicado nas redes sociais, as consultas serão agendadas por telefone e e-mail após o envio do formulário preenchido pelo candidato. Acesse o formulário clicando aqui

Podem se cadastrar pessoas maior de 18 anos, com ou sem doenças associadas. O grupo de pessoas selecionadas receberá uma dose única da vacina ou placebo. As vacinações acontecerão no andar subsolo do Hospital de Base, na sala de vacinas do CIP.

Conforme a agência reguladora, o estudo prevê a inclusão de até 60 mil voluntários, sendo sete mil no Brasil, distribuídos em diversas regiões do país.

A Coronac, vacina chinesa que está na fase três de testagem em Rio Preto, está passando por análise interina de segurança e, até o final do ano, é possível que haja um resultado de eficácia.

O coordenador das pesquisas em Rio Preto, Maurício Nogueira, acredita que estudos como os que têm sido realizados, devido à superexposição, acabam gerando uma "teoria conspiratória das vacinas”.

"O que me incomoda é que estudo de vacina é tudo muito obscuro, demorado, cheio de detalhes e caro. E agora está sendo acompanhado em real-time. Tudo vira motivo de conversa. Nós tivemos paradas de estudo, absolutamente normais, e aí começa uma teoria conspiratória das vacinas", afirmou Nogueira. 

Apesar de defender a importância da informação, Nogueira defende que os pesquisadores acabam sendo prejudicados por conta do excesso dela. "Se estivéssemos fazendo esses estudos em maior condição de sigilo e menos transparência, os pesquisadores teriam mais tranquilidade para fazer isso”, disse o virologista. 

Foto: Reuters

Por: Bruna Yamasaki

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!