O Hemocentro de Rio Preto alerta para baixa de 50% nos estoques de sangue. A instituição que atende atualmente 37 hospitais de Rio Preto e região, registrou uma queda de 40% no número de doadores. Os tipos sanguíneos O+, O- e B- são os mais utilizados neste momento. Segundo o hospital, o ideal é a entrada de 80 doadores por dia para conseguir atender a demanda.
Todos os cuidados de prevenção ao coronavírus foram tomados pelo hospital e para evitar aglomeração, a instituição está agendando as doações. "Estamos tomando todos os cuidados necessários em relação à pandemia. Portanto, quando virem em grupos, liguem para a gente que agendamos os horários, evitando aglomerações. O Hemocentro precisa da ajuda da comunidade e dos voluntários para continuar atendendo com qualidade e promovendo a vida em Rio Preto e Região. Ajudem a salvar vidas", alerta a coordenadora da Captação do Hemocentro, Bárbara Cabrera.
Quem pode doar:
Os requisitos básicos são;
- Homens e mulheres com idade de 18 até 69 anos, 11 meses e 29 dias;
- Pessoas em boas condições de saúde (sem gripe, resfriado, diarreia ou alergias), sem feridas e/ou machucados pelo corpo ou na boca;
- Pesar acima de 50 kg;
- Estar bem alimentado (não deve estar em jejum e deve fazer refeições leves e não gordurosas nas últimas 4h que antecedem a doação);
- Não ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação;
- Não ter fumado nas 2 horas que antecedem a doação;
- Não ter feito endoscopia há menos de 6 meses;
Quem não pode doar temporariamente:
Pessoas que estiverem gripadas ou com febre, diarreia, uso de anti-inflamatórios; que ingeriram bebida alcoólica no dia da doação e mulheres grávidas ou até três meses após o parto, alguns medicamentos, cirurgias e procedimentos serão avaliados no momento da triagem.
Por Dayana Dornelas
Imagem: Governo do Estado de São Paulo