PUBLICIDADE
Secretária da Saúde inicia “fumacê” nos bairros, para evitar o aumento no número de casos de Dengue e Febre Amarela
26/10/2020 18:39 em Saúde

Ação tem o objetivo de promover o controle do mosquito Aedes aegypti.

A Secretaria de Saúde de Rio Preto iniciou nesta segunda-feira, 26, a nebulização ambiental (fumacê) nas regiões Central, Represa e Vila Toninho, Cidade. Esta ação terá como objetivo de promover o controle do mosquito Aedes aegypti nas regiões adjacentes ao local onde houve várias confirmações de febre amarela em um macaco nas área de abrangência da UBS Caic/Cristo Rei. A ação acontecerá até o dia 11 de novembro, sempre no período noturno, a partir das 18h às 22h.

A nebulização ambiental ela é realizada por meio da aplicação de inseticida através de nebulizador pesado acoplado no veículo, o que é popularmente conhecido como fumacê. Para este trabalho, não há vistoria dentro das residências no período noturno, de maneira que todo o trabalho é realizado na rua. A nebulização ambiental será realizada em parceria com a SUCEN.

Para que o veneno tenha uma maior eficiência do fumacê e proteção da população, é importante que os moradores das áreas nebulizadas sigam as seguintes orientações:

 - O inseticida precisa alcançar o interior da residência, assim, portas, janelas, cortinas e box de banheiro devem ficar abertos, com mais eficiência ao combate .

 

-  Os animais domésticos devem ser protegidos, removendo-os do local ou cobrindo com pano úmido as gaiolas de passarinhos e aquários.

-  As roupas do varal devem ser recolhidas e alimentos ou vasilhames sobre as mesas devem ser guardados.

- Pessoas acamadas, recém-nascidos e alérgicos devem sair da área de aplicação ou na impossibilidade de saírem devem permanecer trancados em um cômodo da casa, vedando a soleira da porta com pano úmido.

Veja abaixo quais os dias onde o fumacê estará nos próximos dias nos principais bairros da cidade:

- 26, 27 e 28 de outubro: Vila Santa Tereza, Vila Dória, Vila Elvira, Vila Ercília, Vila Hipódromo, Jardim Vitória Régia, Vila São Judas Tadeu, e Caic.

 

- 29, 30 e 31 de outubro: Vila Toninho e Residencial Cambuí

- 3, 4 e 5 de novembro: Vila Goyos, Jardim Fuscaldo, Residencial Cristo Rei, Mini Distrito Tancredo Neves, Parque Residencial Romano Calil, Jardim Paulista, Jardim Seixas e Vila Ideal.

- 9, 10 e 11 de novembro: Jardim Yolanda, Condomínio Figueira, Damha I e Damha II.

 

Além do fumacê, todo o bloqueio e controle de criadouro e nebulização portátil continuam na cidade. A Secretaria ainda esclarece  que continuará monitorando o quadro epidemiológico dessas doenças para o melhor direcionamento das ações de prevenção e controle do mosquito Aedes aegypti.

Por: Matheus Portilho

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!