PUBLICIDADE
Macaco morre por febre amarela em Rio Preto
20/10/2020 23:45 em Saúde

Município não registra casos de febre amarela em humanos desde 2000.

Nesta terça-feira (20) A Secretaria de Saúde de Rio Preto confirmou a morte de um macaco por febre amarela, o animal foi encontrado na região do bairro Caic/Cristo Rei. O município não registra casos da doença em humanos desde 2000.

Como a doença pode ser transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, um bloqueio de criadouro e nebulização da área será realizado pela Vigilância Ambiental. A ação também será realizada no bairro Jardim Americano e a nebulização será estendida até o corredor formado pelo Córrego dos Macacos, que abrange as áreas do Caic e Vila Toninho.

De acordo com a Saúde, o município conta com 14 mil doses da vacina contra a febre amarela, além dos estoques das unidades básicas. O número é considerado o suficiente para atender a demanda. Em Rio Preto, a cobertura de imunização contra febre amarela em crianças menores de 1 ano está em 89%, sendo que a meta é atingir cobertura na rotina de 100%.

Vacinação

As equipes de imunização da Secretaria de Saúde já começaram, nesta terça-feira (20), a vacinar moradores da região onde o macaco foi encontrado.

  • Crianças devem receber a primeira dose aos 9 meses e reforço aos 4 anos

  • Pessoas maiores de 5 anos que receberam apenas uma dose da vacina aplicada antes dos 5 anos de idade precisam receber um reforço.

  • Pessoas que receberam uma dose após os 5 anos de idade estão protegidas e não precisam de reforço.

  • Pessoas não vacinadas devem receber uma dose da vacina (idade mínima 9 meses).

A Secretaria de Saúde reforça que as pessoas não vacinadas de acordo com os critérios acima precisam procurar uma sala de vacina para atualizar a carteira vacinal. 

Foto: Reprodução

Por: Ana Paula Nunes

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!