PUBLICIDADE
Hemocentro alerta para estoque baixo de plaquetas
08/10/2020 15:00 em Saúde

O Hemocentro de Rio Preto está com baixo estoque de plaquetas abaixo do nível ideal. Pacientes com câncer ou que perderam muito sangue em acidentes, por exemplo, sofrem uma redução drástica no nível de plaquetas sanguíneo. Nesse caso, a transfusão de plaquetas pode ser fundamental no processo de recuperação.

As plaquetas são hemocomponente beneficiam os pacientes submetidos a transplante de medula óssea, cirurgias cardíacas, vítimas de trauma, em tratamento de leucemias e outros cânceres. O corpo leva apenas 48 horas para repor as plaquetas doadas no organismo.

O processo de doação de plaquetas é semelhante ao de doação de sangue. A diferença, porém, é que no primeiro caso o sangue passa por um equipamento que retém as plaquetas contidas nele e depois o devolve para o doador. Além disso, é um processo mais demorado que a doação de sangue.

Um único doador pode beneficiar dois pacientes quando for possível realizar a coleta dupla, sem aumentar muito o tempo de coleta. Também é importante destacar que o doador pode realizar até duas doações por mês. O procedimento de coleta de plaquetas pode ser realizado pelo sangue obtido nas doações convencionais ou por meio de coleta por aférese. 

Pessoas que estiverem gripadas ou com febre, diarreia, fazendo uso de anti-inflamatórios, que ingeriram bebida alcoólica no dia e mulheres grávidas ou até três meses após o parto não podem fazer a doação temporariamente.

Informações para agendamento:

Av. Jamil Feres Kfouri, 80 - Jardim Panorama, ao lado do Lucy Montoro e Hospital da Criança e Maternidade.

Telefone: (17) 3201-5078.

Foto: Hemocentro Rio Preto

Por: Bruna Yamasaki 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!