PUBLICIDADE
Discentes do Ibilce desenvolvem site sobre a Represa
25/09/2020 20:02 em Educação

Conteúdo on-line faz parte de um projeto de extensão financiado pela PROEX.

 

Um grupo de 12 alunos divididos entre o segundo, terceiro e quarto anos do curso de Ciências Biológicas da Unesp/Ibilce, e também participantes do Programa de Educação Tutorial (PET Biologia), sob a tutela da professora Maria Stela Maioli Castilho Noll, do Departamento de Zoologia e Botânica, desenvolveram o projeto de extensão “Você Conhece a Represa?”, financiado pela Pró-Reitoria de Extensão universitária (PROEX), de forma virtual por meio de um site intitulado “Museu Virtual da Represa Municipal”. Para ter acesso, clique aqui.

 

O projeto foi realizado de forma presencial em anos anteriores (2015, 2016 e 2019), desenvolvendo atividades de divulgação científica, que apresentam o ecossistema da Represa de uma maneira descontraída. Para isso exposições eram organizadas, disponibilizando materiais e painéis informativos. Em virtude da pandemia dado Covid-19, em 2020 o projeto está sendo realizado de forma on-line, por meio da organização de tópicos e elaboração de uma página na internet, a partir dos materiais apresentados durante os anos de projeto.

 

A proposta de desenvolver um conteúdo virtual partiu dos próprios alunos do PET, uma vez que as atividades presenciais estão impedidas. O, e o Museu VirtualVirtural é composto de informações em texto e imagens sobre a Represa Municipal, espécies de plantas e animais que ali vivem, cadeia alimentar, e sobre alguns impactos que podem ocorrer, como o processo de eutrofização. Há um acervo muito grande de fotos de aves da represa, cedidas pelo professorProf. Reinaldo Feres, professor aposentado do IbilceBILCE. A pretensãoideia é que o site permaneça fixo e, posteriormente, seja atualizado e inseridaso mais novidades. 

 

“A principal importância é divulgar o conhecimento sobre os ambientes aquáticos que têm estado muito impactados nos dias de hoje. E mais importante, ainda, por ser a rRepresa Municipal, que abastece nossa cidade com água e que, também, tem sofrido impactos antrópicos. Acreditamos que ao conhecer melhor, as pessoas valorizam e entendem a importância da conservação deste e dos ambientes naturais de modo geral”, expôs Maria Stela.  

 

Sobre o PET 

O PET, ao desenvolver ações isoladas, mas especialmente de maneira articulada englobando ensino, pesquisa e extensão, permite uma formação global e complementar, tanto dos alunos membros quanto dos demais alunos do curso e da instituição de ensino, assim como de professores, funcionários e da comunidade externa. Para saber mais, clique aqui.

Imagem: Divulgação Museu Virtual da Represa Municipal 

Por: Tati Queiroz

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!