PUBLICIDADE
Como manter a saúde mental em tempos de Coronavírus
15/09/2020 00:15 em Comportamento

Picóloga orienta como lidar com problemas psicológicos agravados neste período de incertezas.

 

Nos últimos meses não têlm sido fácil lidar com a pandemia de coronavírus, bem como com as incertezas de quando tudo acabará. Embora o momento seja de preocupação e consciência, manter-se bem psicologicamente pode parecer uma tarefa difícil, mas existem alguns meios para manter-se são.

Mesmo com a flexibilização, onde alguns setores voltaram ao trabalho, o home office ainda é a realidade de muitos trabalhadores. Por essa razão, esse período maior dentro de casa pode se tornar estressante, afetando o estado de ânimo, segundo a psicóloga Adriana Vieira. 

Para deixar o trabalho menos cansativo e com um bom rendimento, ela orienta a definir um horário e tentar seguí-lo, bem como diferenciar a jornada de trabalho das obrigações e do tempo livre. 

“Estabeleça 5 minutos (de descanso) por cada 35 a 40 minutos trabalhados, já que no seu lar não terá algumas desconexões. Não trabalhe sentado no sofá ou encostado na cama, é muito menos com a televisão acesa. São distrações que prejudicam o seu rendimento e produtividade”, diz Adriana. “Fixe objetivos de trabalho diário e cumpra-os num determinado tempo. Além disso, manter o contato com os seus colegas de trabalho e seus superiores é muito importante. Evite distrações, como redes sociais, elas roubam o tempo de trabalho sem se dar conta”, conclui a psicóloga.

Ansiedade e crises de pânico também podem ocorrer neste período, justamente porque não se sabe ao certo quando tudo acabará. Adriana explica que é necessário identificar os pensamentos que causam desconforto e quais podem provocar o aparecimento/aumento do sofrimento emocional. Identificá-los e eliminá-los são cruciais para manter-se bem psicologicamente.

“Reconheça as suas emoções e aceite-as, se for necessário, partilhe aquilo que está sentindo com alguém próximo. Desta forma vai encontrar a ajuda e o suporte, que são imprescindíveis neste tempo”, explica a profissional.

Com o passar do tempo, muitas vezes, o medo passa a agir. A psicóloga conta que, quando o medo assume o controle, há duas alternativas: fugir ou lutar. Além do mais, Adriana explica que há outro hábito que ajuda amenizar a ansiedade, no caso: respirar corretamente. No momento que um indivíduo está ansioso, é comum respirar de forma superficial e/ou rápida. 

“Do ponto de vista da fisiologia, a maneira mais rápida de interromper nossa resposta emocional é respirar de forma lenta, de cinco a dez vezes. Ao injetar oxigênio rico em nossos pulmões, nos tornamos mais calmos e mais capazes de reorientar os pensamentos para aliviar os medos. Podemos fazer isso a qualquer momento durante o dia, além dos benefícios serem imediatos”, diz.

 

Foto: Freepik

Por: Beatriz Moreira

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!