PUBLICIDADE
Julho amarelo
10/07/2020 13:47 em Educação

O Mês é marcado pela conscientização contra a hepatite 

Segundo o Ministério da Saúde, 1,7 milhão de pessoas são portadoras do vírus da hepatite C e 756 mil da hepatite B. Só em 2017 o Brasil registrou 40.198 novos casos de hepatites virais. A hepatite é uma grave inflamação no ficado e as hepatites virais (especialmente A, B e C) podem ser transmitidas pela água e alimentos contaminados, de uma pessoa para outra por via sexual, por meio de fluidos corporais (compartilhar o mesmo barbeador, manicure, usuários de drogas, etc) e verticalmente, ou seja, da mãe para o filho, por isso a contaminação é bastante comum e a disseminação muito fácil e rápida.

Dados da Organização Mundial de Saúde revelam que já ocorreram 1,7 milhão de mortes no mundo provocadas por complicações dos diferentes tipos da doença. O Boletim Epidemiológico 2018 informa que os casos da doença são maiores em homens de 20 a 39 anos. Nem sempre a doença apresenta sintomas, mas quando aparecem, estes se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Em julho acontece em todo o país a campanha Julho Amarelo. Durante este mês, diversas unidades e órgãos de saúde, secretarias, hospitais e universidades realizarão ações para conscientizar a população e intensificar a prevenção e o controle das hepatites virais. Este ano, o governo sancionou a Lei 13.802, que instituiu julho como mês para chamar atenção e reforçar as iniciativas de vigilância, prevenção e controle das diferentes hepatites.

Foto: Divulgação 

Por: Ana Paula Nunes

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!