PUBLICIDADE
Os livros e suas adaptações no cinema e nas séries
10/07/2020 11:17 em Entretenimento

De Harry Potter a Game of Thrones, os diversos filmes e séries que são baseados em obras literárias

 

Atualmente, antes mesmo de um livro sair das ideias de um escritor, seus direitos são vendidos para adaptações em cinema e nas séries. Vender os direitos de uma obra não garante que ela será adaptada, mas é uma boa aposta para os grandes estúdios caso o livro vire um bestseller.

É impossível contar todas as séries e filmes existentes que são adaptações de livros, na maioria das vezes isso só é de conhecimento do grande público caso a adaptação tenha um bom êxito em bilheterias e audiência, como no caso de ‘A Culpa é das Estrelas’, a franquia de filmes do ‘Harry Potter’ ou o fenômeno ‘Game of Thrones’, do canal pago HBO. Mas essa prática é muito mais usada do que você possa imaginar, até mesmo por ser um bom teste de popularidade da futura adaptação.

Apesar do grande número de livros transformados em filmes e séries, “o livro foi melhor” é uma frase muito comum entre os leitores, sendo muito raro (mas não impossível) a adaptação superar o material de origem. Mesmo assim, é divertido assistir e ver o que mudou e o que permaneceu o mesmo.

Mas será que é realmente importante ler o livro antes de conferir sua adaptação audiovisual?

“Muitas vezes a obra audiovisual acaba sendo uma visão do diretor, e às vezes completamente desvinculada do livro, tendo somente o tema como base. Não acho importante ler o livro antes, até porque são experiencias únicas; se voce leu o livro antes voce vai saber melhor sobre a história, referencias, e isso de fato faz com que sua experiencia seja mais imersiva. Por outro lado, assistir o filme pode te levar a uma experiencia que te faça sentir vontade de ler a obra literária”, opina a estudante de jornalismo Lubia Souza, que ama ler, mas não vê necessidade em fazer isso antes de conferir a obra em vídeo.

Os livros também inspiram muitas séries, como a já mencionada ‘Game Of Thrones’, ’ O Conto da Aia’, ‘Os 13 porquês’, ‘Anne With an E’ e muitas outras. Essa última, inclusive, é uma adaptação do livro Anne de Green Gables, romance de literatura infantil escrito em 1908 e que já ganhou várias adaptações audiovisuais, sendo a mais recente de 2017 que é um dos sucessos da Netflix.

Uma das grandes apostas do cinema em 2020, inclusive, é uma adaptação de um livro; ‘A mulher na Janela’ foi escrito em 2018 por A, J Finn e conta a história de uma mulher reclusa em sua casa que acaba sendo testemunha de um crime, mas tem sua sanidade colocada à prova. No cinema a mulher será interpretada por Amy Adams, a queridinha dos grandes prêmios e indicações. O trailer lembra muito o clássico ‘Janela Indiscreta’, de 1954, que por sua vez, também foi baseado no conto ‘It Had to Be Murder’ de 1942.

Tá vendo como por trás de grandes obras pode ter um bom livro?

 

Indique aqui seu livro favorito que virou filme ou seu filme favorito que você sabe que veio de um livro.

Foto: Divulgação

Por: Marcelo Tobias 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!