PUBLICIDADE
Vacina contra COVID-19: Profissionais da Saúde terão preferência para testes em Rio Preto
02/07/2020 18:33 em Saúde

Famerp é um dos 12 polos de pesquisa para “Coronavac” no Brasil em parceria com uma indústria farmacêutica Chinesa e Instituto Butantã

Os profissionais da saúde serão os principais voluntários para teste da vacina contra a Covid, denominada “Coronavac”, que está sendo desenvolvida em parceria pelo Estado de São Paulo e a empresa chinesa Sinovac. A etapa três de desenvolvimento da vacina, que é a fase de testes, terá a participação da Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp), com a coordenação do virologista Maurício Lacerda Nogueira.

Em coletiva, o virologista afirmou que os profissionais da saúde receberão a dose teste com prioridade porque estão mais expostos ao vírus. “Não é privilégio, mas para ter resposta mais rápida. Eles estão expostos, 18% a 20% dos contaminados são profissionais de saúde. Se eu pegar população exposta eu consigo dar resposta mais precocemente”, afirmou Nogueira.

Porém, outras pessoas da região de Rio Preto poderão participar do estudo denominado “duplo cego”, no qual um grupo vai receber a imunização e o outro receberá a dose placebo, para avaliar a eficácia da vacina. Os voluntários serão monitorados durante um ano pelos profissionais da Famerp.  "Se 100 pessoas tomaram placebo e 100 tomaram a vacina, e 10 pessoas no grupo do placebo pegam coronavírus e uma no grupo da vacina, temos 90% de eficácia para tratar infecção do coronavírus", disse Nogueira.

O prazo para chegar a algum resultado é de um ano, de acordo com o governo Estadual, a previsão para o início da vacinação é de junho de 2021. 

Foto: Virologista da Famerp Maurício Lacerda Nogueira, durante entrevista coletiva. Divulgação

Por: Isadora Becker

 

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!