PUBLICIDADE
Geleira na Itália é coberta por lonas térmicas para evitar o seu derretimento
22/06/2020 19:54 em Mundo

Desde 1993, a geleira Presena já perdeu mais de um terço de seu volume. Aquecimento global e verões quentes seriam os responsáveis

 

A geleira Presena, uma importante estação de esqui italiana que fica localizada entre Trentino-Alto-Adige e a Lombardia, foi coberta por um grande lençol branco térmico para evitar o seu derretimento. Desde 1993, ela já perdeu mais de um terço de seu volume, principalmente devido ao aquecimento global e aos verões cada vez mais quentes.

Segundo Davide Panizza, chefe da empresa Carosello-Tonale, da qual foi contratada para essa operação, explicou que a área estava encolhendo cada dia mais, por isso acharam necessário cobri-la.

Esse projeto iniciou-se em 2008, quando quase 30 mil metros quadrados foram cobertos com lona térmica. Já, este ano, o total que está sendo instalado pela equipe equivale a 100 mil metros quadrados de proteção.

A uma altitude de mais 2.700 metros, entre as regiões de Lombardia e Trentino, os trabalhadores responsáveis desenrolam longas tiras de lonas, cobrindo uma boa parte da montanha. Cada tira mede 70 metros de comprimento por 5 metros de largura e custam € 400. Essas tiras são costuradas umas às outras para evitar que não escorreguem. Para que o tecido consiga ser bem instalado, serão seis semanas de trabalho. A tela térmica está prevista para ser retirada no mês de setembro.

Foto: Reprodução-G1 / AFP/Miguel Medina

Por: Aparecida Oliveira

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!