PUBLICIDADE
Anticorpos contra o coronavírus podem desaparecer após alguns meses
20/06/2020 19:25 em Saúde
  1. Por: Marcelo Tobias

A pesquisa inicial foi publicada na revista Nature Medicine e os resultados não são favoráveis

 

Depois que seu sistema imunológico luta contra uma doença, a sabedoria convencional determina que seu corpo desenvolva resistência a ela no futuro. Infelizmente, quando se trata do COVID-19, a realidade pode ser mais complexa do se imagina.

A principal maneira pela qual o sistema imunológico cria resistência é através da produção de anticorpos, que são proteínas codificadas para caçar patógenos específicos.  Às vezes, esses anticorpos evitam doenças por anos.  Mas segundo pesquisa publicada na revista Nature Medicine, os anticorpos que nosso corpo desenvolve contra o COVID-19 podem desaparecer em apenas dois ou três meses, especialmente para aqueles que tiveram casos leves.

Isso representa um problema para os governos que apostaram no desenvolvimento da imunidade para as pessoas que tiveram o vírus e se recuperaram, presumindo a criação de uma resistência a futuras infecções na ausência de uma vacina ou tratamento eficaz para o coronavírus.  Também sugere que distribuir “passaportes de imunidade” apenas complicará a situação, pois alguns sobreviventes podem gradualmente se tornar vulneráveis ​​novamente.

“Esses dados podem indicar os riscos do uso de 'passaportes de imunidade' do COVID-19 e apoiar o prolongamento de intervenções de saúde pública, incluindo distanciamento social, higiene, isolamento de grupos de alto risco e testes generalizados”, publicaram os cientistas por trás do estudo da revista.

É importante lembrar que, apesar do resultado da pesquisa ser alarmante, o estudo envolveu um pequeno número de participantes - apenas 37 sobreviventes que apresentaram sintomas e outros 37 que não apresentaram, portanto, um estudo maior é necessário para obter mais certeza estatística.

Fonte: Revista Nature Medicine

Foto: Freepik

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!