O aumento de casos positivos de coronavírus se deve à circulação maior do vírus, principalmente em supermercados, onde há um fluxo mais intenso de pessoas.
Devido a esse descontrole de quantas pessoas tocam nos alimentos, como frutas e legumes, por exemplo, é preciso tomar alguns cuidados, desde o momento da compra até levar os produtos para a casa.
De acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, o indicado fazer compras de alimentos em mercados com produção local, diretamente dos agricultores ou em outros locais que comercializam variedades de alimentos in natura ou minimamente processados.
Outro ponto importante é a distância mínima de 2 metros que deve ser mantida entre as pessoas. Higienização das mãos logo após o manuseio dos produtos comprados ajuda a evitar a proliferação do vírus.
Além da higienização das mãos, também é necessário higienizar os itens comprados antes de guardar e consumir, mesmo os alimentos embalados precisam da limpeza, pois outras pessoas estiveram em contato com ele.
Confira abaixo dicas de higienização dos alimentos
Frutas, verduras e legumes
· Retirar as partes que não servem para consumo, quando necessário;
· Lavar em água corrente. Caso sejam folhas, lavar cada uma separadamente;
· Lavagem com água sanitária ou hipoclorito de sódio (2 colheres para cada 1 litro de água);
· Deixar tudo de molho por 15 minutos;
· Enxaguar;
· Secar ou secar naturalmente;
· Após a lavagem, as folhas devem ser armazenadas em potes.
Alimentos embalados
· Se a embalagem permitir, lavar com água e sabão;
· Se não permitir, realizar a higienização com álcool 70%;
· Secar e armazenar.
Por Vanessa Alves
Imagem: Google Imagens