Tabalhadores que optarem pelo recurso poderão sacar até R$ 1.045 de contas ativas e inativas do FGTS
A partir desta segunda-feira (15) os brasileiros que têm o direito ao saque emergencial do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) podem consultar o valor e a data em que o dinheiro estará disponível. Cada pessoa poderá sacar até R$ 1.045 de contas ativas (do emprego atual) ou de contas inativas (de empregos anteriores) do FGTS.
Para consultar os valores e datas para os saques, basta o trabalhador entrar no site fgts.caixa. gov.br ou pelo disque 111. Além disso, a partir da sexta-feira (19), as consultas também podem ser feitas pelo aplicativo do FGTS e pelo Internet Banking da Caixa.
Os saques começarão a ser liberados no dia 29 de junho para os aniversariantes do mês de janeiro e será feito por meio de Conta Poupança Social Digital, aberta pela própria Caixa em nome do trabalhador. Os brasileiros que preferirem sacar o dinheiro ou realizar uma transferência, terão que esperar até o dia 25 de julho. Esta regra vale apenas para os nascidos em janeiro.
Os trabalhadores que optarem por utilizar a poupança digital, poderão pagar contas, boletos e efetuar compras por meio do aplicativo Caixa Tem, sem custo. No mesmo aplicativo, também poderão realizar a transferência dos recursos para qualquer banco, sem custo, quando essa opção estiver liberada.
Os brasileiros que escolherem não realizar o saque emergencial deve informar ao banco pelo menos com 10 dias de antecedência a liberação do dinheiro. Esse processo pode ser realizado pelo site ou pelo aplicativo do FGTS. O dinheiro ficará disponível para os trabalhadores até o dia 30 de novembro, após essa data, ele retornará ao fundo de garantia.
Uma nova liberação do saque emergencial do FGTS ocorreu devido a pandemia do novo coronavírus, que afetou a renda de muitos brasileiros e a economia do país.
Foto: Divulgação
Por: Camila Moraes Camilo