PUBLICIDADE
HCM realiza nono transplante de coração e marca o novo nascimento de Maria Fernanda
03/06/2020 20:38 em Saúde

Uma criança de Jaci, de apenas 11 anos, recebeu nesta terça-feira um novo coração no Hospital da Criança e Maternidade de Rio Preto. Ela estava internada desde abril e este é o nono transplante do órgão realizado pela instituição.
O novo coração da Maria Fernanda foi captado do Hospital Municipal de Sorocaba. O quadro de cardiomiopatia dela foi agravado após ela fazer um tratamento para dengue há 45 dias. Ela entrou na lista de espera para o transplante e o coração chegou 25 dias depois.
Após o procedimento a menina ainda não acordou. Ela permanece sedada no quarto acompanhada pela mãe. O transplante foi conduzido pelo médico Ulisses Croti, chefe do Serviço de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica da unidade materno-infantil do Hospital de Base.
Desde 1992, data do primeiro transplante do complexo, já foram realizados mais de 5,2 mil transplantes de coração, pâncreas, córneas, rins, fígado e medula.  
Rio Preto é a única cidade a realizar transplantes de coração de crianças do interior do Brasil. Os outros centros transplantadores localizam-se em capitais de Estado. 

Foto: Divulgação HCM

Por Bruna Yamasaki

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!